Alguns setores da imprensa ventilaram a possibilidade da candidatura da deputada estadual Cibele Moura (MDB) à Prefeitura de Maceió. Na Assembleia Legislativa, Moura se encontra em seu segundo mandato. Na primeira vez que disputou o cargo, ela foi eleita pelo PSDB. Depois, passou a integrar a base governista, indo para o MDB, sigla pela qual se reelegeu.
Em Maceió, e isto não é segredo, o MDB enfrenta uma discussão sobre achar um nome para disputar a Prefeitura da capital alagoana na eleição do ano que vem, com capilaridade eleitoral para ser oposição a JHC, o líder nas pesquisas de intenções de voto.
Nos bastidores surgem nomes como o do deputado federal Rafael Brito (MDB), do deputado estadual José Wanderley (MDB) e até do ex-secretário da Fazenda, George Santoro (MDB). Agora, surge Moura como uma novidade no cenário. Até o presente momento, nas pesquisas mais recentes, o MDB amarga a quarta ou terceira colocação de intenções de votos. O desafio emedebista passa a ser enorme, ainda mais quando o prefeito João Henrique Caldas, JHC (PL), conseguiu firmar alianças com aqueles que seriam potenciais rivais, como é o caso do ex-deputado federal Alfredo Gaspar de Mendonça (União Brasil).
Conversei com Cibele Moura sobre o assunto. Ela não nega o “desejo” de participar dessa disputa, mas frisa que é necessária a união de uma série de fatores para consolidar uma pré-candidatura e que esse ainda não é o momento da discussão. “Sendo bem sincera, eu nunca conversei sobre isso com o MDB, mas pode ser. Agora, uma candidatura à Prefeitura de Maceió é algo que precisa ser muito bem estudado”, diz a deputada estadual.
A emedebista que se sente confortável no atual partido “Vontade de disputar a Prefeitura eu sempre tive e nunca neguei isso, mas tenho de ser candidata de um grupo. Ninguém é candidato de si mesmo. Logo, é algo que precisa de amadurecimento”, explica Cibele Moura.
Na Assembleia Legislativa, Cibele Moura tem se destacado pelas pautas mais liberais, incluindo a defesa da liberdade econômica, do empreendedorismo, dentre outras bandeiras que a acompanham desde a primeira legislatura da qual fez parte.
O nome de Cibele Moura – em Maceió – se encontra entre a ala dos emedebistas alinhados ao governador Paulo Dantas (MDB) e ao senador Renan Calheiros (MDB). Afinal, e válido lembrar que no MDB de Maceió há uma parte que se encontra mais próxima do prefeito da capital JHC, como é o caso dos vereadores Chico Filho (MDB) e Galba Netto (MDB).
Essa situação tem incomodado o senador Renan Calheiros que busca a reformulação do diretório municipal do MDB, escanteando os emedebistas que debandaram para o lado do JHC e criando o ambiente para uma candidatura que faça oposição ao chefe do Executivo municipal. De acordo com informações de bastidores políticos, Cibele Moura passa a ser uma aposta.