Iniciativa do Instituto Raízes de Áfricas, o IX Ciclo Nacional de Conversas Negras- Agosto Negro ou, o que a História Oficial Ainda Não Conta chega a sua 9ª edição.
A primeira edição do Ciclo aconteceu em Alagoas (2010) e, após se fez itinerante atravessando as fronteiras dos estados brasileiros, (Minas Gerais, Pará, Rio de Janeiro, Brasília, Goiás), em 2023, o Ciclo Nacional reafirma, o estado berço símbolo da luta centenária contra o escravagismo, Alagoas, como palco privilegiado para priorizar discussões da pauta antirracista.
E dentro da programação da 10ª edição da Bienal Internacional do Livro, o Instituto Raízes de Áfricas e o Observatório Estadual de Políticas para Promoção da Igualdade Racial realizam em Alagoas o 1º Encontro Nacional de Mulheres Pretas Parlamentares, ou, o Pretas no Poder, sob o tema:” *Aroye, Não existe Democracia, enquanto houver Racismo”.
Objetivo maior de reunir mulheres pretas na política é substantivar e legitimar esses espaços, aprofundar a pauta do antirracismo aliada ao feminismo, como, também, discutir políticas públicas afirmativas e inclusivas.
E, o melhor de tudo isso é que o Encontro das Pretas acontece dia 16 de agosto, consagrado ao o senhor da terra, da cura, da saúde.
Coordenada pela Universidade Federal de Alagoas, a 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas acontecerá de 11 a 20 de agosto, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, o Centro de Convenções, em Jaraguá, Maceió,AL
Aguardem os próximos capítulos....
*Aroye, em iorubá significa debate.
Salve!