Os atrativos que definem Alagoas como um dos destinos turísticos mais cobiçados do Brasil e do mundo são destaques na imprensa há décadas: natureza exuberante, povo hospitaleiro, gastronomia única e uma cultura popular que ganha projeção internacional cada vez maior. Essa diversidade foi capa da revista Volta ao Mundo, cuja reportagem percorreu do Litoral ao Sertão para revelar nossas paisagens, mas principalmente a nossa gente. Ainda na semana passada, o Tik Tok anunciou que o Estado foi rankeado entre os dez destinos turísticos nacionais com maior número de visualizações na plataforma.
A pesquisa foi apresentada em Brasília, no último dia 25, durante encontro promovido pela Associação Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo (Anseditur). A big tech, que comanda o aplicativo de mídia chinês responsável pelo compartilhamento de vídeos curtos, apresentou dados interessantes: 98% dos usuários da plataforma acham importante viajar; 84% querem visitar o Brasil e 52% querem explorar melhor os destinos locais.
O levantamento do Tik Tok chega em boa hora. A cadeia produtiva de turismo e eventos, uma das mais afetadas pela pandemia, começou a recuperar seu protagonismo na economia brasileira e ganhou um novo fôlego com a aprovação da Medida Provisória que mantém e amplia os benefícios do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos, mais conhecido como Perse. Com isso, a Câmara Federal demonstra sensibilidade com um dos setores que mais gera emprego e renda no nosso país.
O texto aprovado na MP inclui 38 setores, de acordo com a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE), como meios de hospedagem, produtoras culturais, aluguel de equipamentos recreativos, casas de festas e produção de eventos, bares e similares, dentre outros. Vale lembrar que todos precisam estar em situação regular perante o Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur).
Atuação - Como Deputado Federal por Alagoas e integrante da Comissão de Turismo da Câmara, continuo apoiando e trabalhando incansavelmente pelo setor, com o qual tive a honra de colaborar quando fui secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo. No comando da Sedetur, vi de perto a importância do segmento para a economia do nosso Estado.
Foi quando Alagoas e Maceió passaram a liderar o ranking de vendas nas principais operadoras de turismo do Brasil, graças ao trabalho de divulgação do destino, baseado em dados e resultados. Atrair mais visitantes também implicava em aumentar a oferta aérea e por isso captamos e inauguramos o primeiro voo internacional direto, operado pela TAP, ligando Maceió ao continente europeu.
Outro ponto de atenção nas estratégias de ampliação do mercado foi o apoio incondicional ao setor hoteleiro. Além de manter aberto o diálogo com o segmento, busquei ampliar a nossa oferta de leitos através da atração de novos empreendimentos, apoiando empresas alagoanas e captando investidores do mundo inteiro. Aqui cabe o destaque para a implantação do maior hotel já construído em Alagoas com mais de 500 quartos, o Vila Galé, que opera com bandeira internacional.
São apenas algumas conquistas, em meio ao período mais desafiador da nossa história recente. Com a Covid-19, muitos hotéis, pousadas, bares e restaurantes precisaram fechar suas portas. Para enfrentar o problema e buscar saídas para empresários e trabalhadores, propus a criação de uma linha de crédito sem juros para atender os setores do turismo, eventos e alimentação. Não foi fácil, mas estamos recuperando o fôlego, respirando mais aliviados. Além de manter postos de trabalho, queremos ampliar ainda mais as oportunidades de empregos.
Por isso comemoramos cada capa de revista, cada programa de TV, filme ou novela que mostra ao mundo as nossas belezas. Vamos continuar a receber de braços abertos os jornalistas, os influenciadores, mas principalmente os turistas que compram seus pacotes, garantem suas passagens e fazem suas reservas em nossos meios de hospedagem. Todos eles registram em fotografias, vídeos e postagens nas redes suas impressões sobre Alagoas e os alagoanos. É para continuar contando com um número cada vez maior de visitantes e suas boas memórias que vou continuar trabalhando pelo desenvolvimento do nosso turismo.