Depois de vencer o grupo apoiado pela ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, pelo comando da Rede Sustentabilidade, a ex-senadora Heloísa Helena usou as redes sociais nesta segunda-feira (17) para falar sobre a disputa.
“Ainda estou lambendo as muitas e dolorosas feridas do combate tão desigual, mas as cicatrizes nos ensinam, sempre nos ensinam e sempre seguimos em frente”, escreveu HH, em um texto publicado no Instagram.
A alagoana destacou que em nenhum momento do processo conversou com a imprensa, para “evitar ampliar conflitos internos e guerras de versões” e disse que a prioridade agora é unir o partido, sem supremacia de nenhum dos dois grupos, e organizar a legenda para a “travessia eleitoral de 2024”.
A reeleição de Heloísa e Wesley Diógenes como porta-vozes (dirigentes) da sigla ocorreu durante o V Congresso Nacional da Rede Sustentabilidade, que terminou nesse domingo (16).
Trocas de ofensas
Conforme reportagem do jornal O Globo, a disputa foi marcada por trocas de ofensas entre os grupos de HH (Rede Vive Pela Base) e o grupo apoiado pela ministra do Meio Ambiente, o Rede Vive, encabeçado por Joenia Wapichana e Giovanni Mockus.
Heloísa e Diogénes obtiveram 234 votos contra 165 do outro grupo. Ainda segundo matéria do O Globo, Marina disse que saia da disputa com o coração sangrando pelos ataques sofridos.
Leia a postagem de HH na íntegra:
Encerrado o V Congresso Nacional da @redesustentabilidade de muitas contendas e duríssimas disputas, literalmente - antes, durante e depois. Em todos momentos da disputa preferi me dedicar exclusivamente a debater com Filiados e Delegados ao Congresso - Mulheres e Homens que fazem o cotidiano do partido na militância corajosa de todos estados.
Não falei com ninguém da imprensa em nenhum momento, absolutamente ninguém, para evitar ampliar conflitos internos e guerras de versões, pois os holofotes midiáticos não me seduzem e esse debate amplificado pela internet distorceu fatos e apenas aumentou as cizânias e confusões internas.
Obrigada a @wesley.diogenes por sua lealdade e muito obrigada a todas(os) que nos ajudaram nesta dura batalha através do movimento Rede Vive Pela Base, muito obrigada.
Ainda estou lambendo as muitas e dolorosas feridas do combate tão desigual, mas as cicatrizes nos ensinam, sempre nos ensinam e sempre seguimos em frente.
A PRIORIDADE AGORA É UNIR O PARTIDO, SEM SUPREMACIA DE NENHUM DOS DOIS GRUPOS, CONTRIBUIR COM NOVOS E MELHORES CAMINHOS PARA O BRASIL E ORGANIZAR A TRAVESSIA ELEITORAL DE 2024.