Na manhã da terça-feira, 04/04, o Coletivo de Mulheres Madalenas e Observatório Estadual de Políticas para Promoção da Igualdade Racial, em Alagoas estiveram em conversas, com o secretário do município de Marechal Deodoro, Mateus Gonzales.
A importância do Baobá e a organização/para a cerimônia do plantio foram temas da conversa
Nesse interim, Arísia Barros, coordenadora do Observatório Estadual de Políticas para Promoção da Igualdade Racial falou sobre o Projeto Baobás para o secretário e reafirmou a excelência da árvore, como símbolo de resistência, liberdade e ancestralidade dos povos africanos na África e na diáspora.
O Projeto Baobás, surgido do Projeto "Um Quilombo de Baobás" é iniciativa do Instituto Raízes de Áfricas e do, então, mandato da deputada estadual, Jó Pereira, (2015-2023),ao longo do ano de 2022, plantou 10 mudas Baobás, em quilombos de Alagoas.
A economista, advogada, Martha Traldi, se posicionou, de forma assertiva: “essa ação do plantio do Baobá, proposta pelo Coletivode Mulheres Madalenas, em parceria com o poder público do município de Marechal Deodoro, e coordenado pelo Observatório Estadual da Igualdade Racial, reforça a necessidade do conhecimento de culturas, socialmente, invisíveis, como a cultura de pret@s."
-É isso- intervém a MSc em Estudos do Desenvolvimento e MA em Ética Contemporânea, Regina da Rocha, o Coletivo de Mulheres Madalenas, tem como foco, agregar e produzir lutas por justiça social, igualdade racial, de gênero, combate a homofobia, transfobia, enfim, a equidade social entre segmentos.
Estamos juntas, construindo uma rede, com objetivo comum; o respeito às diversidades, que são múltiplas- afirma a pedagoga, Marta Cardoso.
Encerrando a conversa, Mateus Gonzales secretário do meio ambiente demonstrou entusiasmado, com a ação:
O Projeto Baobá é de extrema importância para potencializar como ação efetiva, a contribuição do poder público no resgate , e entendimento da cultura negra, algo, muitas vezes, distante da nossa realidade.
No Dia das Primeiras Eleições Multirracial da África do Sul, 26 de abril, o Baobá será plantado, em uma área verde, na Avenida Caravelas, praia do Francês, município de Marechal Deodoro, Alagoas.
Resistência!
Salve!