O massacre que deixou quatro crianças mortas e quatro feridas na manhã desta quarta-feira (05), em Blumenau (Santa Catarina), repercutiu em todo o país e também em Alagoas, onde vários políticos utilizaram as redes sociais para repudiar o crime e defender o endurecimento das punições nos casos de crimes hediondos.

Na sessão de hoje, na Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE), o assunto também foi debatido, puxado pelo deputado Cabo Bebeto. Os parlamentares citaram projetos de lei e indicações que tramitam na Casa garantindo mais segurança nas escolas das redes pública e privada e cobraram a adoção de medidas preventivas por parte do Governo do Estado.

Bebeto destacou que “é preciso agir de forma urgente para que os alagoanos não passem pela mesma dor que esses pais (de Blumenau) estão passando” e pediu apoio dos colegas para aprovação de um Projeto de Lei (PL), de sua autoria, visando adotar nas escolas um programa nos moldes do Ronda no Bairro.

O discurso foi aparteado por vários colegas. Entre eles, o deputado Fernando Pereira lembrou que também tramita na Casa um PL, de sua autoria, criando o Programa Estadual de Prevenção contra Atentados Violentos, para prevenir ataques contra alunos, professores e funcionários dentro das escolas estaduais.

O delegado Leonam falou sobre propostas de sua autoria para garantir mais segurança no ambiente escolar e Cibele Moura pediu que uma comissão de parlamentares participe das reuniões, a serem realizadas pelo Governo do Estado, para discutir o assunto.

Nas redes

No Twitter, o governador Paulo Dantas afirmou que deu ordem para que os cuidados sejam redobrados, “para que tragédias como esta jamais aconteçam em nosso Estado". “Por isso, vou reunir as secretarias de Segurança Pública e a Educação de Alagoas para elaborar um plano de proteção às nossas crianças e adolescentes ainda mais rígido. Esperamos que todos que fazem parte da nossa sociedade também colaborem para a construção de um mundo de paz”.

 

 

Classificando o ataque de “repugnante, deplorável e injustificável”, o presidente da Câmara dos Deputados, Artur Lira prestou solidariedade às famílias e disse esperar que o assassino seja punido com o rigor da lei: “Não podemos aplicar atenuantes jurídicos para crimes hediondos. No que for preciso, a sociedade terá o meu apoio para endurecer as medidas punitivas aos que atentam contra a vida”.

 

 

O deputado federal Rafael Brito, ex-secretário de Educação de Alagoas, falou sobre o Projeto de Lei 1481/2023, apresentado por ele, que inclui no rol de agravantes a prática de crimes em ambiente escolar, visando aumentar o tempo de pena aos bandidos. 

“Qualquer castigo, por pior que seja para o delinquente que fez esse ataque em Blumenau é pouco! Que sofra da pior pena possível da justiça dos homens e de Deus. Imperdoável, que as famílias possam buscar forças, não sei nem como, para seguir em frente”, escreveu.

 

 

Fábio Costa, deputado federal, lembrou que, mais uma vez, o assassino usou uma arma branca para realizar um ataque brutal. “Em menos de um mês, estamos lamentando novamente um ato terrorista em uma escola. O monstro tem passagens por porte de drogas, lesão e dano. Isso só reforça a necessidade do endurecimento das penas para criminosos”.

O também deputado federal Alfredo Gaspar destacou que o criminoso tem histórico de tentativa de homicídio, posse de drogas, dano e lesão corporal. “O delinquente estava solto, fruto da política de despenalização imposta por setores dos Poderes Executivo, Judiciário e Legislativo. No Congresso Nacional, tenho apresentado projetos de lei e cobrado o fim da impunidade. Chega de ter pena de bandido!”.

 

 

Confira outras manifestações de políticos alagoanos, nas redes sociais:

“Estarrecida com a notícia do ataque em Blumenau. Um ato de violência inacreditável contra crianças dentro de uma creche. Meus sentimentos aos familiares nesse momento de consternação e profunda dor”. (Deputada estadual Fátima Canuto).

“Minha sincera solidariedade às famílias que tiveram suas crianças vítimas. Toda punição ainda é pouca para o criminoso. Que pague duramente! Nesses casos nossa lei é muito branda. O que desejo a esse monstro é impublicável”. (Deputada estadual Cibele Moura)

 “Quatro crianças foram mortas durante um ataque numa creche em Santa Catarina. Precisamos falar sobre as ameaças e concretização de ataques à escolas ao redor do Brasil. É necessário um planejamento preventivo para proteger as crianças e jovens, e combater esse tipo de violência. Aqui em Maceió esse tema também precisa de atenção. Acompanhamento psicológico, investimento na construção de uma cultura de paz e de respeito aos direitos humanos, além de um debate sério sobre segurança pública pela lógica da prevenção. 
Minha solidariedade a todas as mães e comunidade escolar que enfrentam essa tragédia hoje”. (Vereadora Teca Nelma).

“Me junto a todos os brasileiros que estão de luto hoje. Recebi chocada a informação do ataque a uma creche em Santa Catarina, vitimando crianças indefesas e provocando uma dor imensurável às famílias. Minha solidariedade e minhas orações neste momento tristeza”. (Vereadora Olívia Tenório).

“O monstro responsável pela tragédia em Blumenau já tinha passagem por porte de drogas, lesão e dano. Não é questão de sentir apenas tristeza, mas principalmente REVOLTA pela impunidade que reina em nosso País”. (Vereador Leonardo Dias).