Paulo, Gino Cesar, o secretário da SEMARH e assessoria viajaram a trabalho, para Portugal numa busca de conhecimentos técnicos sobre a questão da falta d'água.
Que legal!
Mas, deixa te contar, Paulo, precisava não, ir pra tão longe, porque em um dos gabinetes do seu governo, existe a preciocidade líquida do Programa Agua&Mulher, prontinho para execução e tem o objetivo de levar água para quilombos alagoanos, administrado por mulheres, como direito primeiro, essencialmente, básico.
A falta de água e o “nem-te-ligo”, do seu governo, com a implementação do Programa Agua&Mulher é uma forma sutil (??), de como se manifesta o racismo estrutural, no processo da institucionalidade, Excelência.
E, me quedo a assistir a propaganda bonita, na TV, com um monte de pretas, sorridentes, altivas, emancipadas, afirmando que Alagoas é uma terra plural e feminina, ( e, é?) , mas, se o Agua&Mulher vai prestigiar mulheres pretas quilombolas, porque essa falta de responsabilidade explicita?
Afinal, mulheres quilombolas, ‘também”, não são mulheres?
Ô, Paulo, já perguntamos a Gino e temos o silêncio como resposta: o que está faltando para o governo de Alagoas levar água para os quilombos através do Programa Agua&Mulher, que está prontinho para execução , desde 2022?
O Programa Agua&Mulher beneficiará, aproximadamente, 7 mil famílias e, com um orçamento preliminar é de R$ 21.782.243,52 (vinte e um milhões, setecentos e oitenta e dois mil e duzentos e quarenta e três reais e cinquenta e dois centavos), do Fundo Estadual de Combate e Erradicação à Pobreza, FECOEP.
Será, Paulo que esse “nada consta”, se constitui em cadeia de desavença política, por conta da política pública, que é o Programa Agua&Mulher ter sido conduzido, pela então deputada Jó Pereira, (2015-2023) que, com sensibilidade política criou bases para a quebra da perpetuação da exclusão, desigualdades e racismo institucionalizado nos quilombos alagoanos, com água nas torneiras?
Seu governo é realmente, para todas as pessoas viventes das Alagoas de Palmares, ou só para o povo aliada, os do amém, Excelência?
Paulo, fala com Gino e diz que é hora de arregaçar as mangas e executar o Programa Agua&Mulher.
Mulheres quilombolas merecem água e respeito.
Por que tudo que é pra pret@ é tão difícil e desimportante, em teu governo, Paulo?
Cadê, o projeto do Fundo Estadual de Políticas para Igualdade Racial?
E , diz pra tua secretaria do Gabinete Civil que é de bom tom responder as demandas da sociedade civil.
Decididamente, seu governo não é democrático, Excelência.
Politicas pra pret@, pobre, periférico é só-solamente, marketing bonito.
Fala com Gino, Excelência.
Demora muito, não.
Tá bom???
O povo quilombola está sedento de água.
Obrigada, Excelência!