Foi em 19 de julho de 2021, que Maria Clara Gomes da Silva, então com 5 anos, desapareceu de uma forma misteriosa, da porta da casa de uma vizinha.
Maria uma criança pobre, preta e autista morava em um bairro da periferia de Maceió, o Vergel do Lago, onde o aglomerado de casas e esgoto a céu aberto esfregam na cara de quem chega, as profundas, vulnerabilidades sociais.
Maria sumiu e ninguém sabe, ninguém viu.
Quem eram os dois homens naquela bicicleta, com uma menina, mostrados na tv? Foram localizados? - perguntou essa ativista, ao delegado-geral, da Polícia Civil de Alagoas, Gustavo Xavier, quando de reunião com o gestor, na quinta-feira, 16/03.
A mãe de Maria na aflição das ausências, voltou-se para o mundo de drogadição.
Quanto menor a resposta da comunidade e dos serviços públicos, mais graves tornam-se as necessidades dos familiares de pessoas desaparecidas.
Como o Conselho Tutelar da região tem feito o acompanhamento do caso de Maria e da família?
A madrinha de Maria diz que o Conselho não tem prestado a devida atenção, e que por inúmeras vezes, apresentou demandas, que caíram no esquecimento.
Alô, Conselho Tutelar?!!!!!
Como prevenir ,e quem cuida da angústia das famílias das pessoas desaparecidas?
Vamos falar sobre o Projeto de Lei (PL), de autoria da então deputada, Jó Pereira (2015-2023), que cria diretrizes de políticas públicas intersetoriais e uma rede de atendimento voltadas à prevenção e à divulgação dos casos de desaparecimentos de pessoas, especialmente crianças e adolescentes, em Alagoas?
Alô, Assembleia Legislativa!!!
Conforme, o Direito Internacional Humanitário DIH e o Direito Internacional dos Direitos Humanos DIDH, os Estados têm a obrigação de esclarecer o destino e o paradeiro das pessoas desaparecidas – o que implica respeitar o direito das famílias de conhecerem o que aconteceu com seus entes queridos dados como desaparecidos, seu paradeiro, ou as circunstâncias e a causa da morte (Protocolo Adicional, I, art. 32)
O que o Governo do estado de Alagoas tem feito para encontrar a menina, Maria Clara, pobre, preta, autista, que sumiu em 19 de julho de 2021?
Cadê tu, Maria Clara?