O senador alagoano Renan Calheiros (MDB) usou as redes sociais na manhã desta quinta-feira (16), para criticar o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), que defende uma mudança constitucional sobre a retomada do funcionamento das comissões mistas responsáveis por analisar as MPs (medidas provisórias).

Surreal @ArthurLira_ dizer que um artigo da Constituição é “antidemocrático” e se recusar a cumpri-lo. Quem é democrata e discorda da Constituição apresenta emendas”, escreveu em postagem no Twitter.

As MPs são o instrumento usado pelo Executivo para implementar as suas principais pautas com maior velocidade. Pacheco defende que a tramitação retome o seu rito original — o que causa desagrado em Lira, já que significaria perda do poder de decisão e de ditar o ritmo da tramitação. 

“O artigo da CF que impõe a comissão mista de senadores e deputados para analisar Medidas Provisórias está em vigor. É outro deliro imperial querer pré-datar sua vigência.  A monarquia já acabou e o bolsonarismo também. Traidor da Constituição é traidor da pátria”, continuou.