Dois dias após ser divulgada pela SMTT de Maceió, na terça-feira (14), a consulta pública sobre a abertura de ruas do Corretor Vera Arruda, na Jatiúca, segue movimentando discussões. A polêmica começou nas redes sociais e, agora, ganhou corpo fora delas. Ontem (15), a Câmara Municipal de Maceió (CMM) aprovou requerimento no qual o superintendente da SMTT, André Costa, solicita uma reunião com os vereadores para discutir o assunto.
Paralelamente, a vereadora Teca Nelma protocolou pedido de audiência pública para discutir o tema e o vereador Leonardo Dias se reuniu com André Costa, em busca de maiores informações.
Enquanto não se definem os detalhes sobre as possíveis mudanças de tráfego na região, seguem as opiniões de algumas pessoas sobre o tema.
Duas ruas
O empresário Marcus Vasconcelos, que já residiu na região, defende, a princípio, a abertura de duas ruas, onde estão localizadas escolas que registram grande fluxo de veículos. “As demais necessitam de uma análise detalhada, com parecer técnico dos órgãos competentes”, argumentou.
“O corredor é um equipamento muito bom para a sociedade. Entendo até que é um direito adquirido dos maceioenses, mas as ruas onde estão localizados os colégios causam muitos transtornos aos moradores e a quem transita no local”, prosseguiu.
Para o empresário, a abertura de pelo menos essas duas ruas, com sentido único, já seria de grande ajuda para melhorar o tráfego na região, sem prejuízos aos frequentadores do Corredor Vera Arruda.
Vários focos
Já para Adrualdo Catão, ex-presidente do Detran Alagoas e hoje secretário nacional de Trânsito, a abertura das ruas seria o fim do Corredor, “um dos poucos espaços reservados ao pedestre e ao ciclista da capital”. Por meio das redes sociais, o gestor analisou que o pensamento focado no automóvel é velho e precisa mudar.
“Primeiro que mobilidade urbana não pode ter apenas esse foco. É preciso ampliar as questões. Segundo que não há nenhuma comprovação de eficiência e necessidade da mudança. E ainda que houvesse, ganhar cinco minutos num congestionamento vale acabar com um dos poucos espaços do tipo? Não vale. Falo como morador da região, condutor de carro, mas sobretudo como pedestre e ciclista. Enquanto escamotearmos os verdadeiros problemas de mobilidade (transporte público, calçadas, ciclovias), viveremos dependentes do automóvel e empobrecendo a vida urbana”, afirmou o gestor.
Motoristas
O músico Dayvson Fernandes, também em comentário postado nas redes sociais, entende que a abertura das ruas beneficiaria principalmente os motoristas por aplicativos: “Creio que dá pra organizar a via com os ciclistas e todos saem ganhando. É horrível ter que fazer um balão danado só pra embarcar um passageiro que está na mesma rua, porém sem acesso a veículo. Em horário de pico é horrível naquela região. Perde muito tempo fazendo aquele balão e as vezes o passageiro cancela a corrida pela demora”.
Convívio
A vereadora de Maceió Teca Nelma foi outra que usou as redes para falar sobre o assunto e se colocar contra a abertura das ruas. “A proposta apenas ignora que o Corredor é uma das maiores áreas de convívio de Maceió, utilizada por centenas de pessoas diariamente. É preciso avançar na discussão sobre mobilidade urbana em Maceió, partindo do entendimento de garantia do acesso à cidade para as pessoas. E o Corredor Vera Arruda é um dos poucos espaços que prioriza uma ocupação por moradores, pedestres, ciclistas e visitantes de Maceió”.
Clique aqui para participar da consulta pública sobre a abertura de ruas no Corredor Vera Arruda: https://shre.ink/Consulta-Vera-Arruda.