O Parque da Mulher tem cerca de 755 metros fica localizado bem no coração do bairro da Jatiúca, próximo a orla da capital Maceió.
É uma grande área de convivência, espaço multifuncional com parquinho infantil, quadra poliesportiva, bicicletário, ciclovia, espaço cultural, estacionamento, faixa de passagem elevada, além de ampla área verde.
E é no Parque da Mulher que dia 21 de março, a partir das 8 horas acontece a realização do Projeto Baobá, as árvores gigantes, ou seja, o replantio de um espécime mais velho e duas mudas de Baobá.
O baobá é originário de Madagascar, foi introduzida no Brasil por sacerdotes africanos, chega a alcançar 25 metros de altura, 11 de diâmetro no tronco e pode viver até 6 mil anos.
Uma árvore gigante!
Simboliza vida, porque atravessa gerações, com força e a resistência, igualzinho a luta de pret@s no Brasil da diáspora.
Os baobás serão plantados no dia 21 de março , consagrado como Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial, instituído pela Organização das Nações Unidas.
É uma importante data que reforça a luta contra o preconceito racial em todo o mundo.
E em reunião acontecida, nessa segunda-feira, 13, na Secretaria Municipal de Educação, a Prefeitura de Maceió, representada pela SEMED,(Ednilza e Michelle) , SUDES, ( Karine e Maíra) e essa ativista, como coordenadora do Observatório Estadual de Políticas para Promoção da Igualdade Racial da Igualdade, se reuniram para organizar a ação.
Enfim, dia 21 teremos a grande celebração da cultura negra, no Parque da Mulher , com a criação de um espaço de afro convivência.
Março Negro!
Coloca na agenda!
Ubuntu!
O Projeto Baobás (as árvores gigantes),
O Projeto Baobás (as árvores gigantes), é uma continuidade do Projeto "Um Quilombo de Baobás" , iniciativa e ação do Instituto Raízes de Áfricas e o então mandato da deputada estadual, Jó Pereira,(2015-2023) que ao longo do ano de 2022, plantou 10 mudas Baobás, em quilombos de Alagoas.