A Margarete Geraldo , presidente da Associação das Mulheres Quilombolas, nasceu e se criou no território do quilombo, zona rural de Taquarana, município a 83,53 km da capital, Maceió, em Alagoas.
Foi a então deputada estadual, Jó Pereira (2015-2023), que, durante uma Audiência Pública apresentou a liderança quilombola à essa ativista, a partir daí, estabelecemos pontes de diálogos e ações.
Na época, dizia-se que aquela vastidão de terras, na zona rural, em Taquarana era um só território, mas, destemida Margarete saiu a caça da história do pedaço de chão, que ocupava, e a partir das investigações descobriu que Sítio Novo tinha vida própria.
Fundamentada nas oralidades dos mais velhos, com a ajuda tecnológica, das mais novas preparou a papelada e solicitou a certificação a Fundação Cultural Palmares ,em Brasília
Margarete tem uma revolução de projetos, na cabeça e pensa o Quilombo como espaço de desenvolvimento sustentável, a líder quer transformar o território em chão de coletividade.
Partindo desse princípio solicitou e recebeu da deputada, em uma quinta-feira, 24 março de 2022, um forno industrial, e assim foram criadas condições necessárias para a produção de bolos, salgados e tantos e outros quitutes produzidos pelas mulheres da comunidade, uma forma de gerar emprego e renda.
-Foi uma doação muito importante para que as mulheres da comunidade possam trabalhar a gastronomia quilombola . Nossa especialidade é o bolo de macaxeira salgadinhos, como, também a famosa Cachaça Pau Dentro.
Participar do Iyagbas Afro Contemporâneas, Forum Estadual de Conversas, Quilombolas Pretas, Periféricas realizado pelo Instituto Raízes de Áfricas e conhecer a deputada abriu portas de conhecimento, e me fez enxergar , sobretudo, caminhos para potencializar o quilombo, pensar alternativas de desenvolvimento sustentável.
Faz tempo que, a destemida liderança quilombola, vem lutando pelo reconhecimento oficial do território e finalmente aconteceu. A certificação do Quilombo Sítio Novo, em Taquarana é uma realidade.
-Parece que março é nosso mês da sorte. Em março de 2022, a deputada Jó Pereira, nos presenteou com o forno, e em 2023 ganhamos a certificação do nosso quilombo.
Precisamos comemorar!- diz Margarete, eufórica.
Comemoraremos!!!!
Salve, Quilombo Sítio Novo!