O discurso xenofóbico do vereador Sandro Fantiel, de Caixas do Sul (RS), contra baianos repercutiu em todo o país, inclusive em Alagoas, onde alguns políticos utilizaram as redes sociais para repudiar a fala, feita ontem (28) na tribuna da Câmara Municipal da cidade.
Nesta quarta-feira (01), o vereador foi expulso de seu partido, o Patriota, em razão das falas nas quais discriminou trabalhadores que estavam em situação análoga à escravidão em vinícolas do RS, resgatados em fevereiro durante uma operação policial. Dos mais de 200 trabalhadores, a maioria veio da Bahia.
“Repudio o discurso xenofóbico e racista do Vereador de Caixas contra o povo nordestino. Dentro da nossa sociedade e na política não devemos tolerar esses discurso carregado de ódio e intolerância. Não podemos aceitar nenhuma analogia à escravidão! Espero que a justiça seja severa o quanto a gravidade da estupidez”, escreveu, no Twitter, o deputado federal Rafael Brito (MDB).
A deputada estadual Cibele Moura (MDB) também repudiou o discurso do vereador: “ABSURDO! Inadmissível nas mais diversas esferas. Primeiro, por defender trabalho análogo à escravidão. Segundo, por ser xenófobo. Terceiro, por falar tudo isso sendo um REPRESENTANTE DO POVO. Quarto: pela burrice”.
Já a vereadora de Maceió Teca Nelma (PSD) disse: “REVOLTANTE! O discurso do vereador Sandro Fatinel, de Caxias do Sul, em defesa das vinícolas adeptas de um regime de trabalho análogo à escravidão é repulsivo. Uma postura RACISTA e XENÓFOBA que não pode ser naturalizada na política. Xenofobia e racismo é crime!!”.