O Observatório Estadual de Políticas para Promoção da Igualdade Racial é um espaço de encontro, discussões de ideias, articulações, compromissos e, sobretudo, trabalho em rede.
O trabalho em rede cria a capilaridade das ações, como também, espaço para o diálogo e a troca de experiências entre as diversas e diversificadas instituições participantes.
A realização do projeto Baobás, as arvores gigantes é um exemplo potencial, de como demandas oriundas da sociedade civil, podem ser difundidas e disseminadas pelo poder público.
Idealizado pelo Instituto Raízes de Áfricas, e, então mandato da deputado Jó Pereira,(2015/2023), o projeto é abarcado pela Prefeitura de Maceió, através da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) e Secretaria Municipal de Educação, órgãos integrantes do Observatório Estadual de Políticas para Promoção da Igualdade Racial.
Em reunião, ocorrida na manhã, do dia 27 de fevereiro, no Ministério Público Estadual, bairro do Poço, Karine Gabriela, diretora de arborização e áreas verdes, o coordenador de arborização Rosivan Mendes da SUDES, e Emília Caldas, secretária adjunta de educação, da SEMED apresentaram o cronograma de ações do projeto, que tem como objetivo visibilizar o 21 de março, Dia Internacional de Combate à Discriminação Racial.
-"Corroborando com a ação da SUDES, estamos trabalhando a política antirracista na rede municipal de ensino de Maceió, agregando o projeto Baobás"- afirmou Caldas.
O Dia Internacional de Combate à Discriminação Racial é celebrado em 21 de março, para reconhecer a batalha e as conquistas de direitos sociais para a população negra. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em memória ao Massacre de Sharpeville, que ocorreu na África do Sul em 1966 e deixou 69 vítimas fatais.
Coordenada por Arísia Barros, do Instituto Raízes de Áfricas a 4ª reunião do Observatório Estadual de Políticas para Promoção da Igualdade Racial contou com a participação da Defensoria Pública Estadual, UFAL, Comissão de Promoção da Igualdade Racial-OAB, SEMED, SUDES, assessoria da vereadora Teca Nelma, NEDER/SEMED, Rafael Firmino assessor admnistrativo do MPAL, e Maria Cristina Mendes, relações públicas do MPAL.
O projeto Baobás, as arvores gigantes, está em vias de enraizar no Parque da Mulher, bairro da Jatiúca, na orla de Maceió, uma dinâmica de ressignificação do espaço urbano, potencializando território fértil de produção da memória, história, resistência negra.
Estamos trabalhando em rede!
Salve!