Buscando substanciar as ações pedagógicas, a partir do letramento racial, Noêmia Barroso Pereira, secretária de educação do município de Teotonio Vilela, em Alagoas referendou o nome da professora   Josenilde Barbosa Soares (Nilda Barbosa) para Coordenação de Relações Étnico-Raciais da rede municipal de ensino.

Nilda Barbosa ,que atuou como coordenadora de cultura no município ,desenvolveu inúmeros trabalhos e projetos junto às comunidades quilombolas Abobreiras e Birros, localizadas no município de Teotônio Vilela.

A Coordenação de Relações Étnico-Raciais da rede municipal de ensino tem como objetivo orientar, acompanhar e monitorar a política de inserção da educação antirracista, baseada nas Leis 10.639/2003, 11.645/2008 e Lei Estadual 6.814/07, conforme orientações previstas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-raciais e para a cultura e o ensino de História e Cultura Afro-brasileira, africana e Indígena. 

"A coordenadoria desenvolverá uma série de ações conjugadas, com vários setores da comunidade escolar, professores, coordenadores pedagógicos e diretores da rede municipal de ensino, que certamente contribuirão para o fortalecimento de uma educação antirracista e plural. 

Afinal, educar para a igualdade é tarefa urgente e imprescindível para a construção da sociedade do amanhã."- afirma Nilda Barbosa, a coordenadora da CRER.

E o município alagoano de Teotonio Vilela  assume o compromisso, de, a partir da educação, estabelecer  o movimento do enfrentamento ao racismo estrutural e institucional.

Salve, Salve!