Isaac Souto é advogado e defensor público estadual com atuação no Programa Expresso Quilombola, da Defensoria Pública do Estado de Alagoas.
A Defensoria Pública do Estado de Alagoas, entidade integrante do Observatório Estadual de Políticas para Promoção da Igualdade Racial tem um trabalho singular com o trafegar de direitos e cidadania para as comunidades quilombolas.
O Expresso Quilombola oferece diversos serviços, dentre eles, conhecimento sobre o andamento de processos cíveis e criminais, solicitação de expedição de ofícios para emissão de 2ª via da Certidão de Nascimento ou Casamento, ingresso de ações de divórcio, investigação de paternidade, pensão alimentícia, retificação de registro, suprimento de óbito, alvarás de até quatro salários mínimos, ações de saúde, direito do consumidor.
Em conversa, dia 13 de fevereiro, com Isaac, essa ativista, coordenadora do Instituto Raízes de Áfricas, propos a inclusão de uma roda de conversa, na programação do Expresso, tendo como foco a pauta antirracista: racismo e injuria racial.
Como também discutimos, a partir do diálogo com gestores municipais, projetos para a colocação de placas de sinalização nos caminhos de acesso aos quilombos alagoanos.
Placas sinalizadoras que orientem e direcionem os caminhos até os territórios sagrados dos quilombos alagoanos.
Foi uma boa conversa!
Obrigada, Isaac!