O nome Baobá vem da palavra árabe que significa “pai de muitas sementes”.

O espécime, símbolo do sagrado africano, armazena em seu tronco de diâmetros excepcional, um mundo de água.

A flor do baobá é rara, tem, em média, 20cm, nasce de cabeça para baixo e desabrocha de forma instantânea. A beleza dela só pode ser vista por um dia, uma vez que a flor não dura muito mais do que 24 horas.

19 de junho celebramos o dia do Baobá, no Brasil

Em Maceió, o corredor Vera Arruda, no bairro Jatiúca traz a excepcionalidade de representar o único território, na capital, com o maior quantitativo do espécime, por metro quadrado.

Por força da importância do Baobá para a cultura negra a Prefeitura de Maceió, através da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável, SUDES, iniciará o mapeamento das árvores tendo como objetivo principal a localização dos baobás e, seus diferentes estágios de vida.

Iniciativa do Instituto Raízes de Áfricas e do então mandato da deputada estadual, Jó Pereira (2015-2023) as ações do Projeto Baobás, as árvores gigantes  serão executadas com o apoio da Prefeitura de Maceió.

No cronograma de ações do Projeto Baobás, constam o replantio de um espécime adulto, plantio de mudas, no Parque da Mulher , como também, a criação de um espaço  de convivência de mobilização cultural 

“Esse projeto, nos traz o desafio de trabalharmos a cultura negra a partir da arborização, suprindo um vazio do aprendizado que há sobre a questão, em Alagoas”, afirma Kedyna Tavares, engenheira ambiental, sanitarista, mestra em geoprocessamento socioambiental e Diretora de Serviços e Planejamento da SUDES, ao lado de  Karine Gabriela, a diretora de arborização e áreas verdes e o coordenador de arborização Rosivan Mendes

O Projeto Baobás (as árvores gigantes), é uma continuidade do Projeto "Um Quilombo de Baobás" , iniciativa e ação do Instituto Raízes de Áfricas e o , então mandato da deputada estadual, Jó Pereira,, (2015-2023)  que ao longo do ano de 2022, plantou 7 mudas Baobás, em quilombos de Alagoas.

"A semente do Baobá que plantamos nos quilombos já está enraizando na capital, Maceió, com o apoio da Prefeitura.  Que bom!" -afirma Jó Pereira.

Prefeitura de Maceió inicia mapeamento dos Baobás da capital