Apesar de ter se tornado mais popular nos últimos anos, a ventosaterapia é uma técnica bastante antiga da Medicina Tradicional Chinesa. Estima-se que ela venha sendo empregada há mais de 2000 anos.

Muita gente, no entanto, ainda não conhece essa terapia e os benefícios que ela pode gerar. Por isso, hoje vou falar nesse post sobre o que é e como funciona a ventosaterapia, além de 3 indicações para sua aplicação.

Então, continue a leitura até o final e fique por dentro de tudo.

O que é a ventosaterapia?

Quando aplicadas diretamente sobre a pele, as ventosas criam um vácuo de sucção que aumenta o diâmetro dos vasos sanguíneos e estimula a circulação na área em tratamento. 

A partir disso, acontece uma maior oxigenação dos tecidos, que permite que toxinas presentes no sangue e nos músculos sejam liberadas. Ao mesmo tempo, a nutrição das fibras musculares também é favorecida.

As sessões de ventosaterapia podem durar de 5 a 15 minutos, a depender da recomendação dos especialistas e do motivo do tratamento.

Agora que você já sabe como funciona o procedimento, vou te apresentar algumas indicações.

Celulites e estrias

As celulites e estrias são um problema muito comum, especialmente em mulheres, por causar diversos efeitos negativos, especialmente na autoestima e no bem-estar. Em épocas do ano como o verão, onde todo mundo acaba expondo mais o corpo, elas ganham ainda mais projeção e os meios de tratar essa condição também.

Por promover a circulação do sangue na área onde é aplicada, a ventosaterapia é muito utilizada no tratamento de celulites e estrias. Ela consegue diminuir o aspecto de casca de laranja que é muito comum nas pessoas que enfrentam esse problema.

Entretanto, para que o tratamento seja eficaz, é indispensável que a ventosaterapia seja aplicada por um profissional especializado nessa aplicação estética.

Drenagem/redução de edemas

Como não só melhora a circulação sanguínea mas, ao mesmo tempo, favorece a eliminação de toxinas, a ventosaterapia também é excelente para reduzir edemas em geral e para promover uma drenagem linfática naquelas pessoas que enfrentam problemas com retenção de líquidos.

Rigidez e tensão muscular

A ventosaterapia também possui efeitos antioxidantes, anti-inflamatórios e neuromoduladores. Assim, age no alívio da rigidez e da tensão muscular, incluindo na diminuição das dores, promovendo relaxamento.

Pós-tratamento

É comum que, após a aplicação da ventosaterapia, a área tratada apresente algumas manchas roxas. Mas não precisa se preocupar: elas saem naturalmente em até 1 semana após a sessão.

Você acabou de conhecer como a ventosaterapia funciona e 3 indicações para sua aplicação. Se encaixou em alguns desses casos? Então, procure a EVA Clínica. Nós contamos com uma equipe de profissionais extremamente qualificados e prontos para fazer a ventosaterapia da melhor forma possível, de acordo com as suas expectativas. Além disso, nós também fazemos um acompanhamento da evolução do tratamento.