A Casa do Coraçãozinho foi inaugurada, em dezembro de 2016, na gestão, do então governador Renan Filho, tendo como objetivo ser suporte de apoio para as crianças cardiopatas de Alagoas,e seus familiares.

Ser também um local de acolhimento digno e humanizado  para o atendimento especializado e dedicado exclusivamente aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Localizada defronte  ao Hospital do Coração, no bairro da Gruta de Lourdes,  funciona de segunda à sexta-feira, das 8 às 18h, oferecendo exames médicos – ecocardiogramas, intervenções de hemodinâmica, entre outros – e também possui consultórios médicos, salas para o treinamento de pediatras e cardiopediatras, quartos para as famílias que residem no interior e precisam ficar por mais tempo ao lado do filh@.

Anunciado como projeto inédito no Brasil todinho , em 2019 ,a Casa enfrentou a primeira crise. Foram seis meses sem obter repasse financeiro do governo Renan Filho (MDB), a Casa do Coraçãozinho teve o atendimento comprometido.

Em 2023, nova e grande crise  traz sérios prejuízos a dinâmica funcional. Dessa vez, o governo de  Paulo Dantas não honrou com a contrapartida financeira, para manutenção do local.

As mães das crianças cardiopatas estão em polvorosa e afirmam que o Estado precisa dar respostas de responsabilização pela vida das crianças-pacientes.

A SESAU faz ouvido de mercador, e a Casa do Coraçãozinho está na UTI. A vidas das crianças cardiopatas, está em jogo. 

É desumano, Paulo Dantas!