Em meio ao impasse sobre a autonomia do Banco Central e às críticas do presidente Lula à instituição, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), defendeu, nesta quinta-feira (9), a autonomia do Banco que, na avaliação dele, é uma "marca mundial".

Segundo Lira, a “tendência” é que os deputados sejam contrários à revogação da independência da entidade. 

“A maioria do plenário pensa, em relação à independência do Banco Central, que nesse assunto não retroagirá. Tecnicamente, o Banco Central independente foi o modelo escolhido pelo Congresso […] O Banco Central independente é uma marca mundial”, afirmou Lira, enquanto participava da Feira Agropecuária Show Rural, em Cascavel no interior do Paraná. 

Nas últimas semanas, Lula da Silva tem feito duras críticas ao Banco Central, ao presidente da instituição, Roberto Campos Neto, e ao Comitê de Política Monetária (Copom) do órgão. O petista também já definiu como "bobagem" a independência do BC.

Após as declarações do presidente sobre o BC terem apresentado repercussão negativa,  o ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, declarou que o governo não discute mudar autonomia do Banco Central.