O delegado Leonam Pinheiro, deputado estadual pelo União Brasil, criticou a informação divulgada ontem (7) pela Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP-AL) acerca da diminuição da violência no estado. Ele também anunciou que protocolou um oficio à pasta cobrando mais transparência nos dados.
Em suas redes sociais, o parlamentar afirmou que, conforme dados da própria secretaria, o número de crimes violentos aumentou em janeiro deste ano, se comparado a janeiro de 2022.
Segundo Leonam, a “redução” apontada pela SSP só foi alcançada porque a comparação apresentada foi entre esta década e a década passada.
“Não adianta maquiar dados, fazendo paralelos entre décadas, a população está sentindo que a violência aumentou, são pais de família, motoristas de aplicativo, polícias militares mulheres, vidas inocentes indo embora!”, destacou, em vídeo publicado no Instagram.
Frisando que, baseado na análise dos dados, “não há nada para ser comemorado, muito pelo contrário”, o delegado defendeu que o fator principal para redução dos índices, em uma década, foram os concursos da Polícia Civil e da Polícia Militar, com o aumento do efetivo.
Leonam pontou por fim que, se o governo quer reduzir índices, não pode deixar de investir em estrutura para as polícias; deve nomear os mil aprovados no certame da PM; e parar de adiar o concurso para delegado da PC.