Com ocupação hoteleira de 87,40%, Alagoas se consagrou como um dos três destinos mais procurados do Brasil para o período do Carnaval. O número representa um aumento em relação a 2022, quando, no mesmo período, o estado teve 80,86% dos leitos ocupados.

O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) de Alagoas, Ricardo André, explica que há diferença entre procura e a reserva efetivada, mas que Alagoas é, hoje, um dos três destinos mais procurados e também com efetividade no complemento da venda.

“É um trabalho a longo prazo que vem conquistando cada vez mais o prazer não só para os alagoanos, mas também para os nossos turistas, e isso fortalece o produto como um todo”, comentou. 

 

Novos atrativos

No entanto, Ricardo pontua que é necessário aprimorar cada vez mais pontos de turismo e criar novos equipamentos turísticos para fortalecer o maior produto alagoano, que é sol e mar. Para ele, é preciso criar, também, pontos que atraiam outros perfis e melhorem nosso destino. 

“Nós não podemos viver eternamente de sol e mar, uma hora o turista tende a não vir mais porque já veio. Vamos supor [que veio] uma vez, duas vezes, e não vai querer vir novamente. A nossa preocupação é a criação, tanto na área privada, como do governo, de novos equipamentos e melhorias”, comentou. 

No período da baixa temporada, durante o inverno, a ocupação do setor hoteleiro é significativamente menor que durante o restante do ano. “Junho é o período de baixa ocupação com diárias e ocupações baixas porque faltam produtos para que a gente possa manter nessa ocupação regular o ano todo”, disse o empresário. 

“A orla tem que ser muito bem cuidada, pois é a nossa pedra preciosa. Se ela não for cuidada, temos grandes problemas. Hoje temos alguns problemas, assédio dos moradores de rua, como também supostos consumidores de drogas que ficam importunando os turistas e pedindo dinheiro”, observou o presidente da ABIH.

 

Mais procurados

Em alguns segmentos, como no caso dos resorts, a ocupação hoteleira supera a marca de 90% para o período, chegando a 92,75%, já o de hotéis quatro estrelas atinge 90,44%, também de acordo com a ABIH.

Os números da hotelaria evidenciam a liderança de Alagoas no mercado do turismo nacional. A CVC, maior operadora de turismo da América Latina, apontou que o estado esteve entre os três lugares mais procurados para o feriado de Carnaval nas plataformas de vendas da empresa. 

As cidades de Porto Seguro (BA) e Natal (RN) completaram o ranking de destinos nacionais mais buscados neste período. Este trio de cidades nordestinas também ocupa as primeiras colocações nos feriados de abril, e com a chegada de Tiradentes, no período de 21 a 23/4, Maceió aparece liderando o topo da lista de mais buscados.

A CVC revelou ainda que a procura no país por viagens no feriado de carnaval teve um aumento de 45% nas buscas em relação ao ano passado e já alcança 95% da demanda registrada em 2019, antes da pandemia.

*Sob supervisão da editoria