Após o Complexo Hospitalar Manoel André, conhecido como Hospital Chama, em Arapiraca, anunciar, nesta segunda-feira (6), a suspensão de consultas de pacientes que seriam atendidas pela primeira vez na unidade hospitalar, devido a um atraso de sete meses do repasse financeiro por parte da Secretária de Estado da Saúde (Sesau),  a secretaria se pronunciou por meio de nota.

Segundo o Hospital Chama, a medida também afeta o atendimento a pacientes de Radioterapia e Quimioterapia, pois excedem o limite do teto de gastos. Ainda segundo a instituição, o Governo de Alagoas deixou de realizar os repasses dos meses de junho, julho, agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro do ano passado. Com isso, alguns médicos estariam se desligando do hospital.

O anuncio feito pelo hospital repercutiu durante todo o dia, nas redes sociais. No início da noite, a Sesau divulgou nota afirmando que já iniciou a regularização dos débitos e que, além da regularização dos pagamentos, também vai “adotar medidas para liberar os recursos do Fundo Estadual de Combate ao Câncer”.

Na nota, a Secretaria afirma ainda que os pagamentos do Hospital Regional, também em Arapiraca, serão regularizados. No mês passado, funcionários do hospital fizeram um protesto, cobrando os pagamentos de salários atrasados.

Confira a nota da Sesau, na íntegra, abaixo:

"NOTA

Sesau inicia regularização de débitos com os hospitais Regional e Chama, de Arapiraca

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) iniciou, nesta segunda-feira (6), a regularização dos pagamentos aos hospitais Regional e Chama, de Arapiraca, com a transferência de valores para as duas instituições.

Nos próximos dias, a Sesau vai adotar medidas para liberar os recursos do Fundo Estadual de Combate ao Câncer, e assim liquidar as pendências.

A Sesau reafirma seus indissociáveis compromissos com a vida e o bem-estar da sociedade alagoana."