Diego Bruno Martins Alves é defensor regional de Direitos Humanos da Defensoria Pública da União, em Alagoas.
A Defensoria Pública da União é uma das instituições que faz parte do Observatório Estadual de Políticas para Promoção da Igualdade Racial.
O Observatório Estadual de Políticas para Promoção da Igualdade Racial, iniciativa do Instituto Raízes de Áfricas e do então mandato da deputada estadual, Jó Pereira, (2015-2023) é uma ferramenta que visa contribuir com a instrumentalização das políticas públicas, na pauta antirracismo.
E para exercitar a política da aproximação, essa ativista esteve em conversas, na tarde da quarta-feira, (01/02), com o defensor e logo quis saber: Qual a função da DPU ?
Didaticamente, Diego explicou que é uma instituição de extrema importância à função jurisdicional do Estado e presta assistência jurídica, judicial e extrajudicial, integral e gratuita, as pessoas sem condições econômicas.
Debruçamos sobre a realidade dos quilombos alagoanos, invisibilizados pela ausência das políticas públicas de subsistência.
O advogado ressaltou às questões inerentes a territorialidade nos quilombos.
-Nem todas as comunidades querem o reconhecimento, por conta de alguns aspectos legais-asseverou.
Dialogamos por algumas horas, supervisionados por Márcia, a eficiente secretária do defensor, traçamos um mapa de ações, com rotas de possibilidades.
A DPU está de portas abertas- afirmou o defensor.
Valeu, parceiro!
Obrigada!
!