Diego Bruno Martins Alves é defensor regional de Direitos Humanos da Defensoria Pública da União, em Alagoas.

A Defensoria Pública da União é uma das instituições que faz parte do Observatório Estadual de Políticas para Promoção da Igualdade Racial.

Observatório Estadual de Políticas para Promoção da Igualdade Racial, iniciativa do Instituto Raízes de Áfricas e do então mandato da deputada estadual, Jó Pereira, (2015-2023) é uma ferramenta que visa contribuir com a instrumentalização das políticas públicas, na pauta antirracismo. 

E para exercitar a política da aproximação, essa ativista esteve em conversas, na tarde da quarta-feira, (01/02),  com o defensor e logo quis saber: Qual a função da DPU ?

Didaticamente, Diego explicou que é uma instituição de extrema importância à função jurisdicional do Estado e presta assistência jurídica, judicial e extrajudicial, integral e gratuita, as pessoas sem condições econômicas.

Debruçamos sobre a realidade dos quilombos alagoanos, invisibilizados pela ausência das políticas públicas de subsistência.

O advogado ressaltou às questões inerentes a territorialidade nos quilombos.

-Nem todas as comunidades querem o reconhecimento, por conta de alguns aspectos legais-asseverou.

Dialogamos por algumas horas, supervisionados por Márcia, a  eficiente secretária do defensor, traçamos um mapa de ações, com rotas de possibilidades.

A DPU está de portas abertas- afirmou o defensor.

Valeu, parceiro!

Obrigada!

!