Não é difícil encontrar alguém por aí que sofra com a retenção de líquido. Ela pode ser percebida por pernas, mãos ou outras partes do corpo inchadas, marcas temporárias pela pele e quando se toca com mais pressão em uma parte específica da pele.
Também é comum o relato de pessoas que já tentaram emagrecer de diversas formas e não conseguiram, sem saber que, na verdade, estão sofrendo com a retenção hídrica.
Mas esse problema tem solução. E a drenagem linfática pode ser uma grande aliada na hora de te devolver o bem-estar. Quer saber como? Então, continue a leitura desse post até o final. Vou te explicar a partir de agora um pouco mais sobre como a drenagem linfática combate a retenção de líquido.
O que é a retenção de líquido?
Mais comum em mulheres, esse problema acontece quando o líquido em excesso oriundo das células ou do sangue, o chamado líquido intersticial, se acumula nos tecidos do nosso organismo.
Existem várias causas para esse acúmulo, que passam por problemas renais, cardíacos, doença da tireoide, efeito colateral do uso de alguns medicamentos específicos, reações inflamatórias e falhas no sistema linfático, responsável por captar esse líquido que vem do sangue.
Por isso, é importante, antes de qualquer procedimento, procurar um médico para investigar a origem dessa retenção e evitar que o problema se repita frequentemente.
O que é a drenagem linfática?
Uma vez que esse líquido citado anteriormente está retido nos tecidos e causando incômodo, existem alguns procedimentos que ajudam a eliminá-lo e devolver o aspecto natural da pele. Um dos mais recomendados é a drenagem linfática.
Ela é uma técnica que busca eliminar toxinas acumuladas pelo corpo e facilitar sua passagem pelo sistema circulatório. Dessa forma, ela contribui para o fim do inchaço e das dores que esse acúmulo pode causar.
Aliás, a drenagem linfática é recomendada no pós-operatório de algumas cirurgias, com o objetivo de evitar o aparecimento de fibroses e acelerar o processo de recuperação.
Como ela atua?
A drenagem linfática deve ser feita por profissionais capacitados. Isso porque o sistema linfático é sensível e a técnica, aplicada de maneira errada, pode causar danos ao organismo.
O procedimento é considerado não-invasivo e conta com o uso de alguns aparelhos específicos que irão auxiliar na sucção, rolamento e pressoterapia, de forma a contribuir na redução do edema.
O uso desses aparelhos também potencializa os resultados a serem alcançados, permitindo uma ação mais profunda que pode atingir o tecido adiposo e a musculatura.
Nesse sentido, a drenagem linfática também contribui no combate à celulite, na recuperação de lesões musculares e articulares, numa melhor oxigenação dos tecidos e, claro, numa melhor autoestima e bem-estar.
Agora você já sabe como a drenagem linfática combate a retenção de líquido. Enfrenta problemas com retenção e tem interesse no procedimento? Procure a EVA Clínica. Nós temos um time de profissionais extremamente capacitados para cuidar de você com toda a segurança e eficiência. Entre em contato agora.