Na última quinta-feira (26), circulou nas redes sociais uma nota que anunciava que os professores contratados (monitores) do estado de Alagoas não receberiam o salário de janeiro e que os contratos rescindidos seriam renovados a partir do mês seguinte.
Os monitores relatam que a atual gestão da Secretaria de Educação concedeu as férias, e que, para surpresa de todos, foram informados, faltando apenas 4 dias para o fim do mês, ou seja, sem aviso prévio, que não iriam receber em janeiro, o pagamento que é realizado há 8 anos, sem nenhum impasse.
Mais de 3 mil monitores foram contratados por meio de processo seletivo em 2021 e com duração de 24 meses, ou seja, o contrato continua vigente, o que não justifica a falta de pagamento.
A situação causou espanto e mobilização por um pronunciamento do atual secretário de educação. Vale ressaltar, que nas últimas gestões da secretaria de educação, servidores tiveram espaço para diálogo aberto com gestores, foram contemplados com programas de valorização e aumento salarial.
O que se espera da atual gestão da secretaria é transparência, solução e um posicionamento claro sobre a falta de pagamento São mais de 3 mil pais e mães de família que não podem ficar sem respostas e sem receber seu salário.