A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, e o presidente da Câmara, o deputado alagoano Arthur Lira, pediram ao interventor federal na Segurança Pública do Distrito Federal, Ricardo Cappelli, “atenção especial” em relação à segurança em Brasília, em 1º de fevereiro, na reabertura do ano no STF e no Congresso Nacional.
Segundo Cappelli, a intervenção do governo federal na área de segurança distrital acaba definitivamente no dia 31 de janeiro. No entanto, já há um planejamento para a posse dos deputados.
“Como a intervenção se encerra no dia 31, a gente já começou a fazer todo o planejamento para o dia 1º, para as posses dos deputados e deputadas […] Em função disso, a governadora decidiu antecipar o anúncio do secretário de Segurança do DF, para que possamos iniciar o processo de transição com absoluta harmonia e restabelecer tranquilidade”, disse Cappelli.
O pedido de Lira e Rosa Weber ocorre em decorrência da invasão e ataques feitos às sedes dos Três Poderes ocorreram na tarde de 8 de janeiro de 2023,