Essa ativista esteve em conversas, na manhã da quinta-feira, 19/01, com Carlos Eduardo Monteiro, o defensor público geral, da Defensoria Pública, em Alagoas.
Carlos é um grande parceiro na construção de caminhos e a conversa se fez fluente.
Dentre as muitas questões dialogamos sobre a complexidade do momento político, e as tantas outras relacionadas aos Direitos Humanos, especificamos as políticas de promoção para igualdade racial do povo preto.
"Direitos Humanos são indivisíveis. Sejam de natureza civil, política, econômica, social ou cultural, eles são todos inerentes à dignidade de toda pessoa humana. Consequentemente, todos eles têm o mesmo valor como direitos. Não existe um direito "menor", disse Carlos.
Essa ativista discorreu sobre a criação do Observatório Estadual de Políticas para Promoção da Igualdade Racial e reafirmou a importância da participação da Defensoria Pública Estadual na construção do processo coletivo.
-O Observatório é um projeto de importância singular e a Defensoria apoiará, integralmente- afirmou o Defensor.
Falamos ainda da atuação do Instituto Raízes de Áfricas e do mandato da deputada estadual, Jó Pereira, nos quilombos alagoanos e a plantação de Baobás, ressignificando o solo sagrado dos Quilombos..
Aproveitando o ensejo, Carlos apresentou o Programa Expresso Quilombola, criado pela Defensoria Pública do Estado de Alagoas, que leva às comunidades quilombolas. Dentre os serviços ofertados estão: consulta sobre andamento de processos cívveis e criminais, expedição de ofícios para emissão de 2ª via da Certid]ao de nascimento, ou casamento, triagem para ingresso de ações de divórcio, investigação de paternidade, pensão alimenticia, retificação de registro, suprimento de óbito, alvará de até quatro salários-minimos, ações de saúde, ações de direito ao consumidor, etc.
A Defensoria também faz a escuta ativa sobre a qualidade dos serviços públicos recebidos ou da ausência destes, para imediata atuação na esfera dos direitos coletivos.
O Programa Expresso Quilombola é uma ação afirmativa da Defensoria- sintetiza Carlos Eduardo.
Salve!!!!!