O bloco vai desfilar sozinho na avenida pela primeira vez e deve arrastar cerca de 400 mil pessoas no próximo dia 11 de fevereiro.

Patrimônio imaterial da cultura alagoana, o bloco Pinto da Madrugada lança no sábado, dia 21, às 18h30, na Praça Dois Leões, Jaraguá, onde acontece o 1º Festival de Gastronomia Popular Maceió dos Prazeres, a sua programação oficial para o carnaval 2023. A apresentação vai contar com a mascote e o estandarte do bloco, e passistas e orquestra de frevo, informa Hermann Braga, diretor do Pinto da Madrugada.

Com mais de 20 anos de história, o Pinto da Madrugada se tornou o maior evento do carnaval de Alagoas e um dos maiores do Brasil, consolidando-se como um acontecimento que atrai pessoas de todas as cidades alagoanas e turistas de fora do estado. Segundo Hermann, a expectativa para este ano é a de que o bloco arraste cerca de 400 mil pessoas pela orla da capital. “Vamos desfilar dia 11, retomando a alegria do Pinto nas prévias carnavalescas”, acrescenta.

Além de fomentar cultura, o Pinto da Madrugada também contribui para o fortalecimento da economia criativa e o sentimento de pertencimento do frevo em Alagoas, destaca Hermann Braga. Estudos do Observatório da Economia Criativa e da Economia do Turismo do Estado de Alagoas (OBECT) mostram que dos R$ 148 milhões que as prévias carnavalescas de Maceió movimentaram em 2019, 80,4% ou R$ 119 milhões, foram diretamente ligados ao Pinto da Madrugada. Esse montante representa cerca de 0,5% do Produto Interno Bruto (PIB) do município de Maceió em valores atualizado.

“O Pinto da Madrugada também potencializa o nosso turismo, são milhares de pessoas de outros estados que chegam para participar do bloco e se hospedam em hotéis, se alimentam nos bares e restaurantes, compram nosso artesanato, e divulgam lá fora a beleza que é a hospitalidade do nosso povo e a alegria do maior bloco de carnaval de Alagoas”, diz Hermann, anunciando que a novidade este ano é a parceria do Pinto da Madrugada com a Prefeitura de Maceió.

“Fechamos parceria com o município de Maceió, o prefeito JHC e toda sua equipe foram sensíveis à importância do Pinto da Madrugada como vetor cultural e patrimonial da nossa cidade, e vamos juntos levar alegria, animação e tradição do carnaval de rua pela orla da nossa cidade, abrindo as prévias  carnavalescas”, enfatiza Hermann Braga, reforçando: “O Pinto da Madrugada é Massa”.

O desfile do Pinto da Madrugada será dia 11 de fevereiro, com concentração a partir das 06h no início da Pajuçara, e saída prevista para às 09h.