O deputado federal Paulão (PT), a deputada estadual Cibele Moura (MDB) e a vereadora por Maceió, Teca Nelma (PSD) estão entre as centenas de internautas que usaram as redes sociais para criticar o fato de a mineradora Braskem ser uma das patrocinadoras da edição 2023 do programa Big Brother Brasil (BBB), da Rede Globo.

Cibele Moura fez um “thread” (sequência de posts sobre o mesmo assunto) e compartilhou vários links de reportagens para explicar ao país a tragédia ambiental provocada pela empresa “que destruiu diversos bairros de Maceió e agora é uma das patrocinadoras do BBB”. 

Ela ainda sugeriu aos seus seguidores que lessem os tuítes do professor Matheus Lima, que escreveu, entre outros posts, o seguinte: “Se você está vendo BBB deve ter notado uma empresa patrocinadora da cozinha. Essa empresa está diretamente relacionada ao processo de afundamento do solo em Maceió. Bairros inteiros foram desocupados, famílias foram deslocadas, tiveram a sua propriedade violada”.

Também em thread, a vereadora Teca Nelma divulgou informações e imagens da tragédia ambiental, escrevendo em um dos posts: “Que irônico! A Braskem se recusa a pagar as devidas indenizações aos afetados de Maceió, mas patrocina a casa mais vigiada do país! Não adianta apenas divulgar seus serviços, responsabilizar-se plenamente por eles também é necessário!”.

“Chega a ser desaforo, a Braskem destruidora de vidas, no Big Brother Brasil”, disse o deputado Paulão compartilhando o link de uma matéria do site “É Assim” sobre o assunto.

Cumprimento de acordos

O blog procurou a Braskem que, por meio de sua assessoria de Comunicação informou que “vem cumprindo rigorosamente os acordos firmados com as autoridades, priorizando a segurança das pessoas e a solução do fenômeno geológico em Maceió, permitindo ainda que os moradores realocados sejam indenizados de maneira justa, no menor tempo possível”.

A mineradora também falou sobre a participação no BBB: “O BBB é hoje um dos programas de maior audiência no país, e sensibilizar sua audiência para a importância do descarte correto dos materiais plásticos tem o objetivo de conscientizar que o plástico descartado corretamente é reciclado e volta como benefício para a sociedade”.

Confira a nota na íntegra:

Posicionamento Braskem

A Braskem vem cumprindo rigorosamente os acordos firmados com as autoridades, priorizando a segurança das pessoas e a solução do fenômeno geológico em Maceió, permitindo ainda que os moradores realocados sejam indenizados de maneira justa, no menor tempo possível. Por meio do Programa de Compensação Financeira e Apoio a Realocação, mais de 98% dos moradores das áreas de desocupação e monitoramento definidas pela Defesa Civil já foram realocados preventivamente. Até o final de 2022, 18.618 propostas de compensação foram apresentadas, o que equivale a 97% de todas as propostas previstas. O índice de aceitação se mantém acima de 99% desde o início do Programa, e mais de R$ 3,2 bilhões já foram pagos em indenizações, auxílios financeiros e honorários de advogados.

Além das ações de segurança patrimonial, zeladoria, monitoramento do solo e fechamento dos poços de sal, a Braskem está desenvolvendo ações previstas no Termo de Acordo Socioambiental assinado com o poder público, para mitigar, compensar ou reparar eventuais impactos causados pela desocupação dos bairros.

A Braskem, sendo uma produtora de resinas plásticas, também possui o compromisso de engajar e promover a economia circular, que passa pelo consumo consciente e o descarte correto de resíduos. Por isso, vem desenvolvendo, ao longo dos anos, uma série de ações educacionais em ações e mídias de massa, buscando impactar positivamente a sociedade. 

O BBB é hoje um dos programas de maior audiência no país, e sensibilizar sua audiência para a importância do descarte correto dos materiais plásticos tem o objetivo de conscientizar que o plástico descartado corretamente é reciclado e volta como benefício para a sociedade.