O Valdir Martiniano é engenheiro agrônomo e trabalha na Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável-SUDES, da Prefeitura de Maceió.
Valdir deu show de conhecimento, na tarde da quarta-feira, em uma reunião de análise-estudo-de-campo, ao informar que a espécime que passará pelo replantio tem o nome cientifico de adansônia digitata.
O nome popular Baobá vem da palavra árabe que significa “pai de muitas sementes”.
Valdir, também, nos contou que o Baobá armazena em seu tronco de diâmetros excepcional, um mundo de água.
Karine Gabriela, a diretora de arborização e áreas verdes diz:- “O Projeto Baobás tem uma importância impar por trazer uma discussão sobre a diversidade cultural dos povos, a partir do plantio, em espaço público”.
O coordenador de arborização Rosivan Mendes: “Importante falar da a relevância desta árvore centenária que vai resistindo ao tempo e agora continuará a fincar suas raízes no Parque da Mulher, em uma area de convivência.”
Esse Baobá que será replantado no Parque da Mulher, em Jatiúca, tem uma história extremamente significativa.
Foi uma das mudas trazidas de Pernambuco, (Projeto Rotas do Baobás) em 2011, para ser plantado na Serra da Barriga, em Alagoas, quando da deposição das cinzas de Abdias Nascimento, o primeiro deputado federal afro-brasileiro (1983-1987), e um dos grandes expoentes do movimento negro no Brasil e no exterior, e deixou como testemunho o desejo, em vida, que suas cinzas repousassem na Serra da Barriga, em Alagoas.
O bom de toda esse enredo é que o Projeto Baobás tem germinado interesses, despertado parcerias de relevância incomensurável,, como a ação,institucionalmente, colaborativa da SUDES, que disponibilizou uma equipe técnica para agilizar o processo do replantio do Baobá.
E ao superintendente, Ronaldo Farias, o agradecimento dessa ativista.
Sobre o Projeto Baobás, as árvores gigantes
O Projeto Baobás (as árvores gigantes) é uma continuidade do Projeto "Um Quilombo de Baobás" ,iniciativa e ação do Instituto Raízes de Áfricas e o mandato da deputada estadual, Jó Pereira, que ao longo do ano de 2022, plantou 7 mudas Baobás, em quilombos de Alagoas.
"-Que bom que o Projeto está se multiplicando, se transformado em sementes, para que as histórias multiplas que, às vezes, a gente dá pouca importancia, ganhem significado, gosto, relevância"- afirma Jó Pereira, a deputada estadual, incentivadora da ação.
Ubuntu!