Depois de dois anos suspenso por causa da pandemia da Covid-19, o Carnaval no Brasil promete ruas lotadas e muito movimento em todos os setores ligados à folia. A festa em todo o país deve atrair milhares de estrangeiros, com impactos para a hotelaria, bares, restaurantes e muitos outros. Levantamento feito pela Gerência de Inteligência Competitiva e Mercadológica da Embratur, com dados da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), aponta que cerca de 80 mil turistas já compraram passagens aéreas para estar no país entre 13 e 22 de fevereiro.

O número de estrangeiros confirmados para o Carnaval de 2023 já supera os números alcançados no ano passado. Em 2020, segundo dados da IATA, pouco mais de 55 mil turistas vieram ao Brasil de outros países durante o período da festa, realizada entre 25 de fevereiro e 4 de março naquele ano.

Os países que mais vão mandar visitantes para a festa até agora são Argentina (16,8 mil) e Estados Unidos (13,9 mil), seguidos de Portugal (5,2 mil), Chile (4,8 mil) e França (3,5 mil). As principais cidades de desembarque destes turistas serão São Paulo (30,1 mil), Rio de Janeiro (20,8 mil), Florianópolis (4,4 mil), Salvador (3,4 mil) e Recife (2,6 mil).