Conhecido pelas altas temperaturas e muito esperado por aqueles que adoram uma praia, o verão brasileiro está apenas no início. E o período promete ser bastante movimentado e com bons resultados para o turismo. As projeções mostram que os resultados devem chegar a índices alcançados antes da pandemia da Covid-19.

De acordo com dados da Embratur, a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo, no último mês, o Brasil superou a marca de 3,1 milhões de turistas estrangeiros recebidos pela primeira vez desde 2019, ano anterior à pandemia. O desempenho ultrapassa os últimos dois anos somados: 2020 (2,1 milhões) e 2021 (745,8 mil).

A estação, considerada carro-chefe do turismo brasileiro, é também a preferida dos viajantes nacionais. Entre os destinos mais procurados nesse período, estão as praias do Nordeste. E a perspectiva de agências de viagens, empresários de bares, restaurantes e outros serviços ligados ao turismo é de que o movimento nesse início de 2023 seja maior do que no verão anterior. Em 2022, os resultados foram afetados com um pico de casos de Covid-19 em algumas partes do país.

E os turistas brasileiros vão ter que dividir o espaço com os viajantes internacionais. Segundo dados da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), mais de um milhão de passagens foram compradas no exterior com destino ao Brasil até março de 2023.

Mercado de cruzeiros

No setor de cruzeiros, a temporada 2022/2023 promete ser a maior dos últimos dez anos, superando inclusive números alcançados antes da pandemia. Apenas uma empresa, a Clia Brasil, vai operar com com nove navios entre os portos brasileiros, argentinos e uruguaios. A estimativa é da comercialização de cerca de 750 mil leitos no total da temporada, que terá navios no país até maio. O período deve contar com cerca de 330 mil desembarques de estrangeiros no país.

= = = = =

Faça aqui a sua pesquisa e garanta desconto na compra das passagens aéreas

Leia aqui outras notícias sobre viagens e promoções

Atenção: O site Cada Minuto não vende passagens aéreas, pacotes de viagens ou reservas de hotéis. O site apenas divulga as promoções, ficando o leitor livre para escolher a melhor opção