O I Coletivo de Mulheres Pretas Periféricas da Cidade Sorriso I  é um espaço preto de resistência feminina, no Conjunto Benedito Bentes II, com o intuito de ressignificar ações efetivas para discutir e estabelecer elementos de enfrentamento a violência do racismo estrutural.

O Coletivo surge como uma grande colcha de retalhos, que entrelaçada por várias narrativas múltiplas e diversas fará enfrentamento ao ambiente desafiador do apartheid, exclusão social, principalmente nas periferias.

O Coletivo é resultado de muitas conversas, inúmeras vozes e surgiu a  articulação do Instituto Raízes de Áfricas com a campanha política da deputada  Jó Pereira, que assumiu o compromisso com a implementação de politicas antirracistas, equidade racial e de gênero.

O Coletivo que tomará posse dia,15 de dezembro, às 15 horas é coisa sim, de campanha política. 

É compromisso firmado, promessa cumprida.

E Vania Gatto, liderança preta, pobre, periférica da comunidade e presidenta provisória do Coletivo, diz; ‘Quando conhecemos a deputada Jó Pereira, durante a campanha politica, vimos  sua luta pelas mulheres, enxergamos a força, o amor, a coragem a garra de abrir caminhos. Nos inspiramos nela e formamos o coletivo e a elegemos, como nossa madrinha. A outra é a ativista, Arísia Barros.”

A posse da diretoria provisória do I Coletivo de Mulheres Pretas Periféricas da Cidade Sorriso I,  acontece dia 15 as 15 horas no Auditório da Secretaria Municipal de Assistência Social, Av. Comendador Leão, 1383 - Poço, Maceió - AL, e conta com o apoio da Prefeitura de Maceió e SEBRAE.