Em, 04 de maio de 2022, Arísia Barros, coordenadora do Instituto Raízes de Áfricas, com o apoio da deputada estadual, Jó Pereira,  esteve em conversas com, o desembargador Otávio Leão Praxedes , presidente do Tribunal Regional Eleitoral, em Alagoas, na sede da Instituição.

A conversa teve como objetivo discutir projetos que assegurem a efetiva participação das mulheres quilombolas na política, como espaço de poder e decisão.

Fato inédito, pois, foi a primeira vez que mulheres quilombolas se reuniram com uma autoridade no TRE.

Quilombolas, como Kelly Damasceno, liderança do Quilombo Lagoa do Algodão, município de Carneiros e a liderança, Margarete Geraldo, do Quilombo Chá do Saco, Sitio Novo, em Taquarana.

Participaram, ainda da reunião, a desembargadora Eleitoral Substituta e Presidente da Comissão de Participação Institucional Feminina, Jamile Duarte Coelho Vieira. e do juiz auxiliar da presidência, e Diretor da EJE - Escola Judiciaria Eleitoral, Hélio Pinheiro Pinto 

E as conversas de maio ficaram robustas, tiveram desdobramentos no novembro negro, quando em 7 de novembro, aconteceu o lançamento do projeto Escola Judiciária Eleitoral (EJE) nas comunidades quilombolas, no Muquém, em União dos Palmares.

O projeto, como ação educativa, visa a efetivação de plenos direitos e cidadania para povos tradicionais de comunidades quilombolas no estado de Alagoas, de forma a promover a preparação e conscientização de sua vivência, assim como de suas histórias.

É mais uma semente que o Instituto Raízes de Áfricas planta nas rotas de conversas negras para valorização do protagonismo, memórias e histórias dos quilombos alagoanos.

Legitimo ativismo de causa.

Salve, Quilombos!

Veja mais: https://www.cadaminuto.com.br/noticia/2022/05/05/pela-primeira-vez-na-historia-de-alagoas-presidencia-do-tre-recepciona-liderancas-de-quilombos-para-discutir-a-participacao-de-mulheres-quilombolas-na-politica