Conforme previsto, o PT e o PSB confirmaram, nesta terça-feira (29), que apoiarão a reeleição do alagoano Arthur Lira (PP) para a presidência da Câmara dos Deputados, pelos próximos dois anos.
As legendas anunciaram o apoio ao pepista em entrevista coletiva, após reunião da federação da qual o PT faz parte, junto com o PV e o PCdoB, que também apoiarão a reeleição de Lira.
Com isso, o atual presidente da Câmara já tem o apoio de algumas das maiores bancadas da Casa. Além do PT, PV, PCdoB e PSB, também já formalizaram o apoio a Lira o Republicanos e o União Brasil. PDT e Podemos também já indicaram o apoio ao deputado do PP de Alagoas.
Questionado sobre o apoio do PT a Lira mesmo sem o PP ter indicado o desejo de participar da base de apoio ao futuro governo, o líder do partido na Câmara, Reginaldo Lopes (MG), ressaltou que o apoio se dá ao presidente da Câmara, e não ao seu partido.
“Estamos definindo apoio a Arthur Lira, e não ao PP. Apoio a uma agenda de reconstrução do Brasil”, declarou. O líder do PT também disse ser necessário estabelecer diálogo com lideranças do Centrão (que, nos últimos anos, por causa da aliança com Bolsonaro, foi alvo de diversas críticas de setores progressistas e partidos de esquerda, entre eles o próprio PT). Para Lopes, “vários líderes do Centrão têm compromisso com o país também”.