O projeto Rotas de Conversas Negras é uma ação itinerante, que acontece, em logradouros de Maceió( canteiros, praças , parques) e territórios outros nos municípios alagoanos.
Iniciativa do Instituto Raízes de Áfricas, em parceria com o Pretas Construindo Futuros é um projeto, de escuta popular, estabelecendo lugares de fala para vozes desnutridas, subalternizadas.
Vozes das gentes pretas, algumas inexatas.
O projeto Rotas de Conversas Negras é um espaço propositivo, feito controle social, visando , a partir de ouvir, olhar no olho e acolher histórias, fomentar espaços de cidadania, a participação social na construção de estratégias que consolidem a implementação de políticas antirracistas.
Problematizar o racismo estrutural para conhecer e combater.
O Rotas de Conversas Negras traça caminhos dinâmicos e desafiadores de aproximação para partilhar conhecimento sobre letramento racial,antirracismo , como estratégia de motivação e humanização.
E por conta da realização do projeto Rotas de Conversas Negras, essa ativista foi convidada pel@s promotor@s de justiça , Dalva Tenório e Lucas Sachsida, para iniciar uma discussão e traçar caminhos na criação de novos projetos, enfocando a exclusão ,ruptura dos laços sociais, como faces do racismo estrutural.
Dalva Tenório e Lucas Sachsida são integrantes das das 59ª e 60ª Promotorias de Justiça da Capital, do Ministério Público Estadual.
A reunião aconteceu dia 19 de novembro e contou com a presença da assessora, do Instituto Raízes de Áfricas, Monique Nascimento.
O projeto Rotas de Conversas Negras conta com o apoio da deputada, Jó Pereira, empresário Isaac Pessoa, SEBRAE e Federação das Indústrias.