O edital de um Processo Seletivo Simplificado (PSS) para preenchimento de aproximadamente 10 mil vagas na área da saúde será publicado em até 30 dias pelo Governo do Estado de Alagoas. O anúncio foi feito na tarde desta sexta-feira (18), em entrevista coletiva concedida pela secretária estadual de Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), Renata dos Santos.
Durante a conversa com jornalistas, na Seplag, a gestora explicou que serão ofertadas vagas para área assistencial, (médicos, enfermeiros, nutricionistas, assistentes sociais, odontólogos, psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, técnicos de enfermagem, de laboratório, de radiologia e terapeutas ocupacionais), abrangendo toda a rede estadual da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e da Uncisal.
Conforme a gestora, o edital já está sendo trabalhado e a seleção busca garantir o pleno atendimento na rede pré-hospitalar e pós-hospitalar de todo o Estado, “trazendo modernização no serviço público, maior eficiência nos serviços, mais economia aos cofres públicos, além de redimensionar as equipes para melhoria da assistência e atendimento às normas vigentes”.
Renata destacou ainda que a oferta de aproximadamente 10 mil vagas não significa uma ampliação no número de vagas, mas uma readequação. “Na verdade será um PSS, acredito que o maior processo seletivo já feito em Alagoas, para redimensionar e organizar, trazendo melhores práticas e quem sabe até com redução de custos”.
“Todos os profissionais não efetivos que estão trabalhando hoje nas unidades devem participar do Processo Seletivo, pois o objetivo é compor um quadro a partir do PSS”, pontuou a secretária. Renata dos Santos ressaltou ainda que a realização do processo seletivo antecederá a realização de amplo concurso público para a área da saúde. Segundo ela, a ideia é de que durante o período de vigência (de 12 meses, prorrogável por mais 12), seja preparado o novo certame.
Os profissionais irão atender toda a rede do estado, sendo o Hospital Geral do Estado (HGE), Daniel Houly, Hemoal, Hemoar, Samu Maceió e Arapiraca, Hospital Regional do Alto Sertão (HRAS), Hospital Regional da Mata (HRM), Hospital Regional do Norte (HRN), Hospitais da Criança, da Mulher, Metropolitano e do Coração, Ib Gatto, Clínicas da Família Aprigio Vilela e João Fireman, UPAS Chã da Jaqueira, Jaraguá, Arapiraca, Cidade Universitária, Lacen e Uncisal (Portugal Ramalho, HDT, Santa Mônica, Ambulatório da Santa Mônica, Centro Especializado em Reabilitação (CER), Centro Especializado em Fisioterapia e Reabilitação Esportiva (CEFIRE) e ambulatório de especialidades AMBESP, CAPS Álcool e Drogas e Casa Verde, Centro de Patologia e Medicina Laboratorial, Serviço de Verificação de Óbitos e Uncisal Academia).
*Estagiário, sob supervisão da editoria