O envelhecimento natural prejudica a firmeza da pele, que tende a se tornar flácida e com aspecto caído, especialmente na região do rosto e do pescoço. Para muitas pessoas, isso se torna um grande incômodo, tanto que eu recebo muitos pacientes com essa queixa no meu consultório.

Mas existem tratamentos e procedimentos que podem ser usados para corrigir ou retardar esse efeito do envelhecimento da pele. Por exemplo, recorrer a soluções como os fios de PDO, que ajudam a dar sustentação à pele, pode ser uma alternativa para manter uma boa autoestima.

Quer entender melhor o que são os fios de PDO, como funcionam e suas vantagens? Eu vou contar tudo para vocês a seguir! Continue a leitura!

O que são os Fios de PDO?

Os fios de polidioxanona, mais conhecidos como “fios de PDO”, são bioestimuladores de colágeno biodegradáveis. Ou seja, são aplicados para dar efeito de sustentação, mas, ao mesmo tempo, também estimulam a produção de colágeno, que é a substância responsável por dar elasticidade e firmeza à sua pele. Além disso, os fios são absorvidos naturalmente pelo organismo, o que evita a formação de nódulos ou inflamações. 

Assim que o procedimento é realizado, você já pode verificar um efeito de lifting. Em outras palavras, ele imediatamente ajuda a levantar a pele e a modelar o seu rosto ou pescoço. Ao longo dos meses, o aumento da produção de colágeno garante um resultado ainda mais eficiente, rejuvenescendo sua aparência.

Em que situações podem ser usados?

A forma como os fios serão aplicados em seu rosto vai depender das linhas de expressão que você apresenta. Por isso, seu médico deve fazer uma avaliação prévia para planejar bem o procedimento e garantir os melhores resultados.

Abaixo, trago uma lista de áreas do rosto que podem se beneficiar dos fios de PDO:

  • rugas ao redor da orelha;
  • rugas verticais e horizontais da testa;
  • marcas de expressão ao redor dos olhos, também conhecidas como “pés de galinha”;
  • ao redor dos lábios;
  • linhas do sono;
  • marcas de expressão na pele do queixo; 
  • região da mandíbula;
  • contorno do rosto e as demais regiões que apresentem flacidez com a presença de tecidos moles. 

Vale destacar que, apesar de ser um procedimento pouco invasivo e muito seguro, é fundamental ter o acompanhamento de um profissional da área para determinar se o tratamento é adequado para seu caso ou não. Por isso, não dispense esse acompanhamento!

Como o procedimento é realizado?

Ao contrário das cirurgias plásticas, o uso de fios de PDO é uma solução muito pouco invasiva. É utilizada apenas uma anestesia local e os fios são inseridos sob a pele com o uso de microcânulas, que são agulhas sem ponta, que não causam lesões no tecido. Por causa disso, o procedimento não deixa marcas ou cicatrizes.

No entanto, é importante destacar que nas primeiras 24h você pode observar um leve inchaço ou edemas na pele, que não representam perigo ou motivo para preocupação. Basta fazer compressas geladas e aguardar seu corpo se recuperar.

Como você acabou de ver, os fios de PDO são muito úteis para quem quer acabar com o aspecto flácido e enrugado da pele. Se é do seu interesse recorrer a essa solução, venha até a EVA Clínica e faça a sua avaliação!