Durante entrevista para a TV Cidadã, de Alagoas, o presidente em exercício do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, reafirmou que auditoria realizada pelo órgão não encontrou nenhuma irregularidade nas urnas.

“O TSU realizou uma ampla auditoria em todo o sistema eletrônico de votação no Brasil. Nós auditamos desde a compra das urnas eletrônicas até a implantação do software que funciona nessas urnas. Nós checamos como se dá o armazenamento dessas urnas, a capacitação dos servidores da Justiça Eleitoral e depois, de termos verificado tudo isso, nos concluímos que o Sistema Eleitoral Eletrônico no Brasil é absolutamente auditável, em todas as suas etapas. Fizemos também uma verificação, como etapa dessa grande auditória, no dia da eleição, tanto no primeiro, quanto no segundo turno, e após fazermos uma comparação de mais de mil seções eleitorais, com uma checagem de mais de 5 milhões de cruzamento de dados, concluímos que os dados divulgados pelo TSE foram absolutamente idênticos àqueles que foram digitados por cada eleitor brasileiro, no momento de exercer seu direito ao voto”, disse o presidente em exercício do TCU.

Bruno Dantas está no Rio de Janeiros participando do VIII Encontro Nacional dos Tribunais de Contas, que nos dias 16 a 18 de novembro. A TV Cidadã é a emissora oficial do evento.

O presidente em exercício do TCU disse que o relatório sobre a auditoria das urnas foi entregue também ao vice-presidente eleito Geraldo Alckmin e que documento está disponível no site do órgão federal.

A entrevista completa de Bruno Dantas pode ser vista na programação da TV Cidadã (canal 35.2) e no YouTube.