Os anos que antecederam a vitória de Lula para presidência da república federativa foram tempos sombrios, feito ondas malsãs chicoteando a liberdade das muitas gentes, principalmente gente preta.

O racismo estrutural eclodiu de uma forma perversa, assentou lugar, cavando tunéis profundos, acentuando as desigualdades sociais, já existentes, para a gente preta. Alvo histórico.

Em Alagoas não foi diferente, a população negra habitando as periferias insalubres foi, e, é permanentemente, encurralada pelo racismo estrutural, que segrega, cria uma apartheid, desoportunizando caminhos de possibilidades.

Alagoas é conhecido como um dos estados mais conservadores e racistas do Brasil todinho.

Os anos que antecederam a vitória de Lula para presidência da república federativa deveriam ter sidos anos de resistência, enfrentamento,em Alagoas, mas, todavia, contudo, entretanto, o Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial - CONEPIR , órgão colegiado paritário, de caráter deliberativo e integrante da estrutura básica da Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos criado em fevereiro de  2013 e com a responsabilidade institucional de propor políticas antirracistas de contenção ao racismo insidioso,  se manteve desarticulado, inerte. Foram, quase 5 anos, sem realizar uma nova composição e posse da nova diretoria.

Após, mil e uns questionamentos do blog, o CONEPIR toma posse hoje, em 16 de novembro de 2022, e coincidentemente, 7 anos, após da apresentação do projeto de lei que propos a criação, o Fundo Estadual de Políticas para Promoção da Igualdade Racial.

Finalmente, após um longo  tempo de ocaso, o CONEPIR reativa o espaço de controle social de políticas antirracistas urgentes e necessárias, mas, o projeto Fundo Estadual de Políticas para Promoção da Igualdade Racial. continua estacionado sob o jugo da politica do descaso conservador do não-tô-nem-aí e da anuência da esquerda,direita,volver....

Coisa pra pret@, sabe como é que é, né?

O blog deseja sorte a nova diretoria,do CONEPIR, recomendando que a causa racial, em Alagoas, não se transforme em proselitismo , a serviço de bandeiras partidárias.

E, que venham as festas sob o rufar de tambores.

Salve!

Saiba mais:https://www.cadaminuto.com.br/noticia/2015/11/16/alagoas-sera-o-primeiro-estado-do-pais-a-lancar-o-fundo-estadual-de-politicas-para-promocao-da-igualdade-racial