O Instituto Raízes de Áfricas e o Projeto Pretas Construindo Futuros ocupam ruas, praças, no novembro negro, com o projeto Rotas de Conversas Negrasum movimento itinerante,  para conversar e ouvir pessoas sobre racismo estrutural,

São conversas, que acontecem no meio das ruas e tem por objetivo criar conexões, estabelecer espaços de escuta dirigida, como um movimento de relação dialógica com o mundo das pessoas, suas vivências, experiências, narrativas pessoais sob o tema..

Problematizar o racismo estrutural para conhecer e combater. 

Discutir sobre  o antirracismo , como estratégia para motivar as pessoas a terem um olhar mais humano.

Fomentar a cidadania e a participação social na construção de estratégias que visibilizem as políticas públicas de promoção da igualdade racial

A primeira edição do Rotas de Conversas Negras aconteceu dia 09 de novembro, na Praça da Igreja, no município de Coruripe e foi importante conhecer/conversar Ketelyn que relatou ser excluída de grupo de amigos por ser preta do cabelo crespo, infelizmente o racismo começou dentro de casa. Desde muito nova sofre com seus irmãos de outro pai falar "cabelo duro" "cabelo de bombril". "Impossível fugir do racismo quando ele tá acontecendo dentro da minha casa"

Discursos da opressão das práticas racistas da vida cotidiana e o Rotas de Conversas Negras que ouvi-los, ressignificá-los, dando voz as pessoas invisíveis.

A ação vai percorrer alguns municípios alagoanos e conta com o apoio da deputada Jó Pereira, empresário Isaac Pessoa, SEBRAE e Federação das Indústrias.