Após a intensa e inesperada chuva que caiu durante a tarde desta sexta-feira (4), em Maceió, moradores foram surpreendidos ao ver o céu com uma coloração esverdeada. O fenômeno chamou a atenção e o assunto repercutiu nas redes sociais.

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) informou que  não há motivo para preocupação e disse que o fenômeno é formado pelo reflexo das luzes da cidade sobre as nuvens carregadas. Trata-se de uma refração das luzes na base da nuvem, que são espessas e tem a base mais baixa.

De acordo com a Euronews, não é totalmente compreendido por que os céus verdes ocorrem, mas a maioria dos cientistas aponta para o teor de água líquida no ar como uma causa raiz. O fenômeno celestial ocorre quando as nuvens carregam muita água e permitem que a luz passe pela nuvem de tempestade. A luz azul passa e se mistura com a luz vermelha do sol, e o céu fica verde.

Imagens compartilhadas na internet mostram o fenômeno atmosférico raro no céu de Maceió. Ainda segundo a Euronews, o fenômeno é conhecido como “derecho” e ocorre durante tempestades.

Os derechos são extensas massas de ventos associadas a tempestades que se movem rapidamente e por uma longa extensão territorial de mais de 400 km por hora. O fenômeno pode durar por duas horas  e o nome, usado para se referir aos ventos fortes que se movem em linha, vem da língua espanhola e significa “direta”.