Contratado alguns dias antes da realização do segundo turno para duas pesquisas de intenções de votos, em Maceió e Arapiraca, o Instituto Falpe praticamente cravou o resultado na cidade do Agreste e acertou, dentro da margem de erro, o resultado na capital. 

Em Arapiraca, o Falpe apontou que Rodrigo Cunha (União) sairia na frente, com 59.75% dos votos válidos. Já o governador reeleito Paulo Dantas (MDB) pontuou com 40,25%.

Nas urnas, Rodrigo obteve 59,79% dos votos válidos e Paulo, 40,21%.

Realizado nos dias 22 e 23 deste mês, o levantamento ouviu 700 pessoas no município.

Margem de erro

Já em Maceió, a pesquisa ouviu 1.200 entrevistados em sete áreas e 43 localidades, nos dias 17 e 18 de outubro, já não tão próximo do dia da eleição. Rodrigo apareceu com 60% e Paulo, com 40%.

Os números das urnas foram 62% e 37.5%, respectivamente. Resultado dentro da margem de erro, de 2,83% para mais ou para menos.

Francisco Nunes, diretor Falpe, que está há cerca de 30 anos no mercado, explicou que a diferença em Maceió está, provavelmente, relacionada ao fato de o levantamento - diferentemente de Arapiraca - ter sido realizado quase 15 dias antes do pleito.

Lupa

Depois que as pesquisas eleitorais passaram a ser vistas pelos eleitores com mais, digamos, cautela, sendo colocadas inclusive à beira de uma possível regulamentação, é natural que os institutos sérios se empenhem em acertar e, é claro, demonstrar o acerto. 

Todos só têm a ganhar com isso.

Francisco Nunes, diretor do Instituto Falpe