Existem inúmeros tipos de drenagem linfática que são indicadas nos mais diferentes tratamentos. Justamente por isso, muitas pessoas possuem dúvidas sobre qual tipo realizar.
No entanto, uma coisa é certa! A drenagem linfática traz muitos benefícios para quem opta por esse procedimento, sendo muito utilizada no tratamento de celulites, redução de medidas, diminuição de líquido e inchaço corporal, tratamento de acnes e muito mais.
Se você não conhece os tipos de drenagem linfática, mas tem interesse em realizar algum tratamento que faça uso dessa técnica, confira esse texto até o final e saiba mais sobre essa maravilha da estética. E não esqueça que somente um profissional qualificado saberá indicar o melhor tipo de tratamento para o seu caso.
Para que é indicada a drenagem linfática?
Antes de partirmos para os tipos de drenagem linfática é importante informar quais são as principais indicações desse procedimento. Isso porque muita gente ainda acredita que a drenagem seja apenas mais um tipo de massagem corporal.
No entanto, os benefícios desse procedimento, quando realizado de forma correta e por um profissional capacitado, são inúmeros. Muito além de apenas relaxar o corpo de quem recebe a drenagem linfática, o procedimento tem o objetivo principal de eliminar as toxinas, microorganismos e substâncias não necessárias ao corpo.
Dessa forma, é um procedimento indicado para quem quer reduzir celulite, para quem tem quadro acentuado de acne, para quem passou ou vai passar por procedimentos cirúrgicos com intuito de diminuir edemas e retenção de líquidos, entre outras indicações.
Porém, esse tipo de drenagem não é recomendado para todo mundo. Por isso reforço a importância de uma avaliação com um profissional qualificado.
Drenagem linfática manual
Esse sem dúvidas é o método mais conhecido de drenagem linfática, pois é o método tradicional e mais utilizado para tratamentos estéticos.
Consiste na utilização das mãos para, por meio de pressões suaves e movimentos precisos e cadenciados, direcionar o líquido retido no corpo para os linfonodos, que são estruturas do sistema linfático responsáveis pela eliminação de toxinas.
Sendo assim, a drenagem linfática manual age diretamente na diminuição do inchaço e da retenção de líquidos, melhorando o aspecto da pele, reduzindo também a celulite e eliminando células de gordura.
Drenagem linfática com ventosaterapia
O objetivo dessa drenagem é melhorar a circulação sanguínea e linfática, auxiliando na desintoxicação do organismo. Além disso, entre os tipos de drenagem linfática esse é um dos mais relaxantes.
O método consiste na utilização de ventosas em partes específicas do corpo. Elas criam um vácuo, que suga moderadamente a pele, causando um aumento da circulação sanguínea e da oxigenação dos tecidos. Com isso, há um aumento da liberação de toxinas do sangue e dos músculos.
Drenagem linfática robótica ou com aparelhos
O objetivo desse tipo de drenagem é o mesmo das apresentadas anteriormente. No entanto, o método de realização é diferente e atinge pontos mais profundos.
Neste caso são utilizados aparelhos que estimulam o sistema linfático a eliminar o excesso de fluidos do corpo. A drenagem robótica atinge a pele, a camada adiposa e a musculatura, sendo mais indicada para quem procura relaxamento muscular, diminuição de gordura e das celulites.
Todos os tipos de drenagem possuem suas particularidades e podem oferecer diferentes resultados. Por isso, é necessária uma avaliação para saber qual o tipo mais indicado para cada caso. Sendo assim, se você quer realizar uma drenagem linfática agende agora mesmo a sua avaliação e o seu procedimento na Eva Clínica.