Alagoas está entre os oito estado do Brasil que concluíram mais da metade do Censo Demográfico 2022. A informação foi divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta terça-feira (25).
Conforme os dados do órgão, o estado já concluiu a coleta das informações em mais de 50% dos setores. Entre os oito estados citados, apenas um não fica localizado na Região Nordeste. Além de Alagoas, também concluíram metade da pesquisa as seguintes federações: Sergipe, Piauí, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Amazonas.
Alagoas já concluiu 56,7% dos setores até esta terça. Sergipe é o estado com o maior percentual de setores concluídos, 62,2%. Em seguida aparecem, Piauí com 60,3%; Maranhão com 59,9%; Amazonas , com 59,4%; Ceará, com 57,1%; Rio Grande do Norte, com 57%, Alagoas (56,7%). Pernambuco tem 54,5%.
Este ano, há 452,2 mil áreas urbanas e rurais. Este é o modo pelo qual são divididos os setores censitários afim de acompanhar o avanço da pesquisa. Incialmente, o IBGE planejava que as entrevistas terminassem em outubro, porém, devido as dificuldades de manter os recenseadores em campo, o prazo foi ampliado até dezembro.
Os recenseadores, que coletam as informações, enfrentam recusas de parte da população em responder aos questionários. Fake news sobre o Censo e até ameaças contra os profissionais adicionam obstáculos ao avanço da coleta.
O Censo é o levantamento mais detalhado sobre as características demográficas e socioeconômicas da população brasileira. A intenção do IBGE é visitar os cerca de 75 milhões de domicílios espalhados pelo país.
*Com Folhapress