Um funcionário da Casa Vieira, uma dos maiores magazines de Maceió, procurou a redação do CadaMinuto para denunciar que a prática de suposta coação eleitoral por de uma das lojas parte da empresa, localizada no bairro de Cruz das Almas, parte baixa da capital alagoana.
De acordo com o funcionário, que pediu para não ser identificado, nesta quarta-feira (19), a empresa anunciou que uma palestra sobre o “Outubro Rosa” seria realizada para os funcionários, em seu auditório. No entanto, ainda segundo o trabalhador, quando a palestra iniciou, os trabalhadores foram surpreendidos com a distribuição de material e exibição de imagens e vídeos contra o candidato a Presidência pelo PT, Luiz Inácio Lula da Silva.
“A palestra durou pouco mais de 1h. Houve coação e crime eleitoral sim. Fizeram fake news, várias edições de vídeos do Lula, recortes, panfletos, etc. A palestra foi ministrada pelo Josan Leite", contou o funcionário.
Conforme imagens enviadas pelo denunciante, é possível ver o engenheiro civil e ex-candidato ao governo do Estado, nas eleições de 2018, Josan Leite, na frente de dezenas de funcionários, que aparecem sentados em frente a uma imagem de Lula e Bolsonaro, projetada na parede, com o título “A luta do bem contra o mal".
Outras imagens mostram panfletos pró-Bolsonaro e contra Lula, que, segundo o funcionário, foram distribuídos no local.
Em um vídeo, uma mulher fala sobre o aborto e os riscos das práticas abortivas, que segundo ela “são defendidas” pelo candidato do PT.
Veja o vídeos:
O assédio ou coação eleitoral é uma prática criminosa de empregadores que coagem, ameaçam e prometem benefícios para que seus funcionários votem ou deixem de votar em determinadas pessoas. A pratica configura crime eleitoral, que é enquadrado no 301 do Código Eleitoral.. A legislação prevê pena de até quatro anos de reclusão e pagamento de multa para quem “usar de violência ou ameaça, de qualquer tipo, para coagir alguém a votar, ou não votar, em determinado candidato ou partido”
A redação do CadaMinuto tenta contato com a Casa Vieira, para saber um posicionamento da empresa sobre o caso.