Atualizada às 11h00
Uma operação realizada pela Policia Federal (PF) cumpriu mandados de busca e apreensão na Assembleia Legislativa do Estado (ALE) no Palácio República dos Palmares, sede do governo, ambos localizados no Centro de Maceió, além de outras residências em Maceió, Major Isidoro e Batalha.
A operação, segundo informações colhidas pelo Cada Minuto, seria a segunda fase da Operação Edema, que teve a primeira fase deflagrada no dia 04/03 de 2022.
O inquérito policial foi instaurado em 2021, para apurar a atuação de suposta organização responsável pela movimentação e ocultação de vultosos valores de origem desconhecida, obtidos através de saques realizados de forma reiterada em agências da Caixa Econômica Federal, localizadas na cidade de Maceió, nos anos de 2021 e 2022.
A reportagem apurou que a PF esteve em uma das residências do governador do Estado, Paulo Dantas, que seria o alvo da operação nessa segunda fase. Ao todo a Policia Federal está cumprindo 31 mandados de busca e apreensão. O Governador teve seu afastamento decretado pela ministra Laurita Vaz, do STJ. Ele deve ficar afastado por 180 dias.
Ainda conforme informações, o celular do governador foi apreendido. Ele estava com outros governadores em um hotel em São Paulo, gravando um vídeo de apoio para o presidente Lula. O governador é investigado pelos crimes de peculato, organização criminosa e lavagem de dinheiro.
No momento, há agentes da PF nos setores de Recursos Humanos e no Financeiro da ALE cumprindo mandados de busca e apreensão.