Renata Souza, é jornalista e doutora em Comunicação e Cultura, preta, feminista, favelada e intelectual se reelegeu deputada estadual, pelo Rio de Janeiro.
A Renatinha da Maré é cria da Favela da Maré, na Zona Norte do Rio. Em 2018, a parlamentar foi eleita como a deputada estadual de esquerda mais votada em todo o estado.
Que fantástico!
O Rio de Janeiro, bem que poderia ser Palmares, porque tem uma tradição de eleger as gentes pretas e periféricas. Bem diferente das Alagoas, que utiliza Zumbi, como escudo marqueteiro.
E, só!
Renata Souza é uma dessas pretas valentes, amiga e companheira de militância, depois chefa de gabinete de Marielle Franco reafirmou o ativismo politico e reverberou vozes negras, historicamente, silenciadas.
Renata também foi a primeira mulher preta presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ).
Em 2022 Renata Souza, a Renatinha da Maré, com sua reeleição, ficando no ranking da terceira mais votada, consolida o poder do discurso das mulheres pretas rompendo, mais uma vez com a hegemonia dos espaços dos parlamentos e ressignificando a luta de Marielle Franco.
Sim, nós, mulheres pretas resistimos.
Salve, Rê!