Dos onze artesãos, de sete municípios alagoanos, que estão na lista de vencedores do Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato 2022, dois são de Pão de Açúcar. Trata-se de Edvan Alves Lima, o Vanvan, e Camille Souza Dias. Os dois são da Ilha do Ferro, povoado que se tornou um reino encantado da arte popular, e produzem esculturas de madeira. A 5ª edição da premiação recebeu a inscrição de 1.208 artesãos de todas as regiões do país. Os 100 escolhidos ganham reconhecimento nacional, além do direito de usar o selo Prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato.
O prêmio inclui ainda a produção e lançamento de um catálogo comercial com informações das premiadas e de um conjunto de vídeos sobre as melhores práticas divulgadas no site do Sebrae. De 17 a 19 de novembro, haverá a cerimônia de premiação no Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), no Rio de Janeiro, com rodada de negócios e uma exposição de obras dos premiados. Os onze artesãos alagoanos são de: Maceió teve 4, Pão de Açúcar 2, Capela 2, Porto de Pedras 1, Coruripe 1 e Penedo 1.
As etapas de seleção se basearam em oito critérios de avaliação: qualidade técnica, qualidade estética, qualidade simbólica, qualidade da inovação, condições de trabalho, organização da produção, compromisso socioambiental, experiência comercial e estratégias de adaptação. A fase final foi decidida por cinco juradas com notório saber nas áreas de comercialização para o mercado artesanal, turismo, empreendedorismo, artesanato e cultura brasileira, em reunião no CRAB no último dia 15.